Podem se candidatar jovens que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam contribuições novas nas áreas de ciências naturais, ciência da computação ou matemática
O Instituto Serrapilheira recebe, até sexta-feira (26), inscrições para a quinta chamada pública de apoio à ciência, destinada a jovens cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam contribuições novas nas áreas de ciências naturais, ciência da computação ou matemática.
Os candidatos devem ter vínculo permanente com uma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2019.
Serão selecionados até dez jovens cientistas em início de carreira, que receberão verbas entre R$ 200 mil e R$ 700 mil distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de renovação por período indeterminado. O pesquisador também terá acesso a recursos adicionais direcionados especificamente à integração e formação de pessoas de grupos sub-representados nas equipes de pesquisa.
Na primeira fase da seleção, os candidatos devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores internacionais a partir das respostas a seis perguntas: Qual é a pergunta fundamental levantada pelo projeto? Qual é a hipótese? Como a hipótese será testada? Como os resultados do projeto vão fazer avançar o entendimento fundamental na área? Por que o projeto é original e ousado? Como o candidato avalia o risco do projeto?
Nessa etapa, também devem ser indicados pelo menos dois artigos de impacto em que os candidatos foram autores principais. O impacto será medido pelo efeito que o artigo teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento, fator justificado pelo próprio pesquisador.
Os interessados podem se inscrever pelo site do Instituto Serrapilheira.
Mais informações: https://serrapilheira.org/ano/chamada-publica-no-5-2021-ciencia/.
Agência Fapesp