Notícia

Agora Região

Instituto Serrapilheira e ICTP-SAIFR lançam Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas

Publicado em 25 fevereiro 2021

Agência FAPESP – O Instituto Serrapilheira e o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) lançaram o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas. A primeira edição será realizada remotamente.

O treinamento, que tem o objetivo de colaborar na formação de futuros cientistas para a pesquisa transdisciplinar em ciências da vida, será gratuito e terá foco no uso da matemática, física e ciência da computação.

Os selecionados terão aulas sobre métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda da biologia e ecologia. Os alunos poderão interagir diretamente com os professores.

A lista de docentes inclui nomes como o neurocientista da Universidade de Tel Aviv (Israel) Oded Rechavi e a matemática Corina Tarnita, da Princeton University (Estados Unidos), que desenvolve modelagens matemáticas para entender sistemas biológicos.

O programa é voltado a pessoas com graduação completa em qualquer área, mas é necessário ter conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral e domínio do inglês. Serão selecionados até 50 participantes, e os primeiros 500 inscritos terão preferência no processo seletivo. As inscrições deverão ser feitas de 9 de março a 3 de maio de 2021 e devem ser feitas pelo site do ICTP-SAIFR.

Para abrir o Programa, serão realizados dois seminários on-line. No primeiro, no dia 2 de março, o ecólogo e professor Simon Levin, da Princeton University, abordará a importância da ciência básica a partir de sua experiência de quase 60 anos de pesquisa interdisciplinar. O evento será transmitido às 11 horas pelo canal do Serrapilheira no Youtube.

O segundo webinar acontecerá no dia 4 de março e receberá Akiko Iwasaki, professora da Yale University e pesquisadora no Howard Hughes Medical Institute (HHMI), nos Estados Unidos. Iwasaki falará sobre o papel da ciência básica no enfrentamento de desafios concretos, como a COVID-19. A transmissão também será feita às 11 horas, pelo canal do Serrapilheira no Youtube.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).