Teve início ontem, Dia do Trabalho, a campanha publicitária do instituto Empreender Endeavor para estimular a geração de empregos em pequenas e médias empresas: "É preciso criar uma consciência e fazer com que a sociedade valorize o papel social do empreendedor. Ele é o principal agente para criar empregos", afirma Marília Rocca, diretora da organização.
Hoje, os 32 empreendedores acolhidos pelo instituto geram 12 mil empregos diretos e indiretos. A ONG conta com uma receita proveniente de doações de executivos e de empresas e também de parcerias com o Sebrae e órgãos de pesquisa como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Segundo o instituto, em 2003, com R$ 840 mil, o Endeavor forneceu estrutura, consultoria e treinamento para empresas que geraram 2.500 empregos. Em média, cada novo emprego criado a partir da iniciativa do instituto custa cerca de R$ 360.
Com a divulgação de peças publicitárias em salas de cinema e em jornais e revistas, o instituto espera aumentar a lista de contribuintes para fomentar os seus programas, especialmente os de cursos gratuitos on-line.
Exemplo
O franqueado da rede de lavagem de carros DryWash, filiada ao Endeavor, Adriano Ronaldo da Silva, 29, é um dos exemplos do efeito multiplicador de empregos que o instituto espera proporcionar.
Depois de sete anos oscilando entre o desemprego e ocupações com baixa remuneração no mercado informal, ele é hoje dono de sua própria empresa: "Eu comecei como lavador de carros nessa franquia mesmo, depois cheguei a gerente de loja. Aí vi que era a hora de ter o meu próprio negócio", relembra.
Atualmente, diz, a sua renda mensal ultrapassa seis salários mínimos. Nos tempos de informalidade, não superava. Hoje, no seu ponto de lavagem de carros num shopping de São Paulo, ele emprega dois funcionários.
O Endeavor seleciona anualmente empreendedores para integrarem os programas de treinamento e workshops.
"Infelizmente, no Brasil, a maior parte dos novos negócios é motivada pela necessidade, e não pelo senso de oportunidade. A nossa missão é tentar mudar essa realidade", afirma Rocca. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.endeavor.org.br .
Notícia
Mogi News online