A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (23) a segunda chamada de projetos de pesquisas em TI para o Instituto Microsoft Research-FAPESP, resultado de convênio assinado pelas instituições.
O objetivo é selecionar os projetos que melhor atendam os desafios sociais e econômicos de comunidades desfavorecidas. A primeira chamada de propostas, realizada no ano passado, teve cinco projetos selecionados, que estão em desenvolvimento. Cada projeto leva, em média, dois anos para ser desenvolvido.
"A segunda Chamada de Propostas de Pesquisa do convênio FAPESP-Microsoft apresenta mais uma oportunidade para cientistas no Estado de São Paulo submeterem propostas de pesquisa avançadas para o processo seletivo", explica o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da FAPESP. "Espera-se projetos ousados, em ciência fundamental ou aplicada, que possam destacar internacionalmente as pesquisas feita em São Paulo nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicações."
A principal modificação em relação ao ano passado é justamente esse aprimoramento do foco em projetos de pesquisa de ponta. As propostas devem ser de projetos ousados e inovadores, que aliem o avanço do conhecimento com a perspectiva de aplicações que possam ter impacto econômico e social.
"A pesquisa acadêmica patrocinada conjuntamente pela FAPESP e a Microsoft Research vai fomentar avanços técnicos e científicos em TIC no Brasil. Essa nova chamada visa dar apoio a projetos de pesquisa acadêmica que possam gerar novos conhecimentos para expandir as capacidades da computação", diz Tom Healy, diretor de Programas e Pesquisas Externas da Microsoft Research.
O Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI é uma iniciativa pioneira no Brasil que associa os setores público e privado com o objetivo de estimular a geração e a aplicação de conhecimento em Tecnologia da Informação e Comunicação. Seu objetivo é formar uma rede de pesquisadores capazes de criar novos conhecimentos que contribuam para expandir as capacidades da tecnologia de computação visando atender à sociedade. Com o foco no avanço do conhecimento, a chamada busca identificar, selecionar e apoiar propostas de projetos de pesquisa fundamental e de classe mundial em TIC capazes de ampliar o acesso dos cidadãos às novas tecnologias, reduzindo diferenças socioeconômicas, culturais e regionais.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.fapesp.br/convenios/microsoft.