Notícia

CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria

Instituto Jô Clemente (IJC) visita CeMEAI em busca de parcerias (1 notícias)

Publicado em 13 de dezembro de 2022

Por Comunicação CeMEAI

Instituto Jô Clemente (IJC) visita CeMEAI em busca de parcerias

A intenção é criar rede de conhecimentos e colaborações científicas

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que contribui para a prevenção e promoção da saúde das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Na quinta-feira (8), representantes do instituto visitaram o Cepid-CeMEAI para conversar com pesquisadores e estudar futuras parcerias que promovam colaborações científicas em benefício das pessoas atendidas pela organização, especialmente no que se refere ao Teste do Pezinho. Sediado na capital paulista, o Instituto é referência em Triagem Neonatal, com o maior laboratório do Brasil em exames realizados.

Anualmente, são mais de 350 mil bebês triados, representando 67% dos nascidos em São Paulo e 82% dos nascidos na capital, com quase 3 milhões de exames realizados todos os anos. A quantidade de dados gerados vai muito além das 50 doenças, muitas delas raras, diagnosticadas nos testes. E é justamente para analisar essa imensidão de números e informações que a união com cientistas de dados pode significar um avanço nos serviços prestados para pessoas com deficiência intelectual.

Os desafios a serem vencidos foram apresentados pelo gerente de ensino e pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC), Edward Yang, que estava acompanhado de André Litmanowicz, conselheiro de Administração, Gustavo Matias, analista sênior de Pesquisa e Desenvolvimento, Luciene Covolan, assessora Científica e Pedro Neves, consultor de Negócios.

Pelo CeMEAI, participaram o diretor José Alberto Cuminato, o gestor Gustavo Blengini Faria e os pesquisadores Cibele Russo Novelli, Francisco Rodrigues, Gleici Castro Perdoná e Adenilso Simão, todos com pesquisas ligadas à área da saúde e que foram apresentadas aos visitantes.

“O CeMEAI tem o propósito de aproximar esses dois mundos, chegar até os problemas e auxiliar pessoas. O nosso foco não é puramente acadêmico, mas especialmente aproximar a academia das soluções com projetos efetivos que possam formalizar esse processo”, disse Cuminato.

Para André Litmanowicz, a proposta desse encontro é dar início a formação de uma Rede de Conhecimento e trazer pesquisa para o atendimento em deficiências intelectuais, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. “Estamos aqui aprendendo e buscando essa troca de conhecimentos que podem ser multiplicados. Vimos aqui essa rede em operação e foi muito importante porque estamos nos estruturando nesse sentido de trabalhar soluções mais colaborativas, como, por exemplo, a participação no Workshop de Soluções Matemáticas, promovido pelo CeMEAI”, ressalta o conselheiro do instituto.

“Ficamos muito felizes de saber que encontramos o que viemos procurar”, finalizou Edward Yang, gerente de ensino e pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC).

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Sobre o Instituto Jô Clemente

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo www.ijc.org.br.

Mais informações

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Imprensa Instituto Jô Clemente (IJC) - CDI Comunicação

André Dayan (11) 3817-7985 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Thaís Bonanno (11) 3817-7985 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alexandre Augusto (11) 3817-7985 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.