A pesquisadora Renata Helena Branco Arnandes assumiu na segunda-feira (14/10) a diretoria geral do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), vinculado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Doutora em Zootecnia, Renata foi Diretora do Centro Avançado de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ em Sertãozinho (SP) por três anos, onde contribuiu na área administrativa e de pesquisa em eficiência alimentar e emissão de metano.
Renata Branco Arnandes agradece pela confiança depositada, salienta que o Instituto de Zootecnia tem grande potencial para as pesquisas, vem para somar, implementar projetos e incentivar a realização de pesquisas das linhas estratégicas do Instituto de Zootecnia e da Secretaria de Agricultura.
Trajetória - Em 2005, ingressou no IZ para atuar como pesquisador científico em bovinos de corte. Ela possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005).
Atualmente é Pesquisadora nível V no Instituto de Zootecnia, foi professora colaboradora do curso de pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e é professora e orientadora no Curso de Mestrado em Produção Animal Sustentável do IZ, revisora da Revista Brasileira de Zootecnia (Brazilian Journal of Animal Science), do Boletim de Indústria Animal do IZ e assessora ad Hoc da Fapesp.
De 2005 a 2013 participou ativamente em 13 projetos de pesquisa. Hoje participa em seis projetos de pesquisa relacionados à eficiência alimentar e sustentabilidade em bovinos de corte. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 79 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Renata atua na área de ruminantes, com foco em eficiência alimentar, avaliação de alimentos, nutrição e produção direcionados para bovinos de corte, caprinos, consumo alimentar residual, eficiência alimentar e avaliação de alimentos.
Em 2006 recebeu o prêmio SBMA-Vitrogen "Performance, feed efficiency, residual feed intake and carcass characteristics of Nelore heifres selected for growth", da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal.
Fonte: IZ