O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) comemorou, no dia 15 de julho, 118 anos de fundação. Por meio da pesquisa e desenvolvimento, o órgão do Estado de São Paulo tem impulsionado práticas agrícolas sustentáveis, garantindo a saúde e o bem-estar dos animais.
Neste último período, o instituto se destacou com a aprovação de projetos em agências de fomento. Foram aprovados quatro projetos regulares na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e dois pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentre as várias atividades realizadas, o instituto lançou, na unidade de pesquisa de São José do Rio Preto, o Centro de Pecuária Sustentável. Em Sertãozinho, no Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte, realizou inaugurações da fábrica de ração e da unidade de armazenamento de forragens.
Ainda neste ano, o IZ irá formalizar parcerias com a USP, utilizando a unidade de Tanquinho, em Piracicaba. Apesar da agenda positiva, assim como ocorre a quase todos os institutos públicos de pesquisa em São Paulo, os pesquisadores ressaltam que o órgão necessita de mais investimentos para a aquisição de equipamentos e de recursos humanos.
Comemoração
Na comemoração pelo aniversário, realizada no dia 14 de julho, o instituto homenageou com a Medalha do Centenário IZ servidores aposentados de julho de 2022 a 2023. A honraria foi concedida como forma de reconhecimento ao tempo de trabalho e de comprometimento com a instituição científica.
“Tivemos um almoço em agradecimento aos servidores [de apoio e cientistas], pelos trabalhos e conquistas institucionais, por meio das pesquisas desenvolvidas, que buscam atender às demandas do produtor das pequenas e médias propriedades rurais do Estado, assim como, as parcerias e interações com instituições e empresas brasileiras e internacionais, além do bom ambiente de trabalho ao longo de todo o período”, disse Enilson Ribeiro, diretor geral do IZ.