Notícia

Jornal da Ciência online

Instituto de pesquisa e divulgação científica abre chamada para diretoria executiva

Publicado em 24 março 2016

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto xy.org tem como objetivo estimular a cultura da ciência no Brasil, apoiando projetos de pesquisa e de divulgação no âmbito das ciências e da matemática. O diretor executivo participará da elaboração das estratégias e protocolos da nova instituição

O Instituo xy.org (nome ainda provisório) abriu chamada para seleção de um diretor executivo que atuará na elaboração de estratégias e protocolos que definirão a cultura e a forma de atuação da nova entidade, que será inaugurada este ano, no Rio de Janeiro.

O objetivo do Instituto, uma instituição privada, sem fins lucrativos, organizada sob a forma de Associação Civil, é estimular a cultura da ciência no Brasil, por meio de ações de suporte a projetos de pesquisa e de divulgação científica, além de apoiar a comunidade científica na formulação de políticas públicas e no debate sobre questões que afetam a vida das pessoas. Segundo informa a instituição, os recursos que financiam tais atividades provêm, inicialmente, de um fundo patrimonial, de doações de Branca e João Moreira Salles.

Ainda de acordo com o instituto, esse investimento “contribuirá para que cientistas e matemáticos, amparados no mérito de suas realizações, assumam o papel de exemplos para os jovens, notadamente aqueles prestes a escolher uma carreira”.

Para o processo de seleção da diretoria executiva, o Instituto organizou um comitê de busca do qual fazem parte representantes de instituições como a Ultrapar, o Fundo Pitanga, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Insper.

Os interessados devem se inscrever até o dia 6 de maio de 2016, por e-mail ou pelo site do Instituto.

Veja mais detalhes aqui ou no site do Instituto: http://xy.org.br/

Jornal da Ciência

Leia também:

Agência Fapesp – João e Branca Moreira Salles criam fundo endowment para apoiar ciência