Notícia

Jornal Brasil

Instituto de Física da USP seleciona docentes

Publicado em 02 dezembro 2013

Por Agência FAPESP

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) está com inscrições abertas para os concursos que buscam preencher uma vaga de professor titular e duas de professor doutor, em dois departamentos distintos.

O Departamento de Física dos Materiais e Mecânica busca um professor titular para a área de Física dos Materiais. O contratado trabalhará em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) e receberá remuneração mensal de R$ 13.653,62. O programa do concurso inclui as disciplinas Física do Estado Sólido I e II.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve apresentar o memorial circunstanciado, a comprovação de que é portador do título de livre-docente e demais documentos pessoais. A avaliação inclui o julgamento dos títulos, prova pública oral de erudição e prova pública de arguição. A data-limite para inscrições é 3 de março de 2014.

O mesmo departamento oferece uma vaga de professor doutor para a área de Física Teórica e Experimental aplicada à Tecnologia do Petróleo e Gás nas áreas de: Magnetismo e Materiais Magnéticos, Materiais e Dispositivos Semicondutores e Simulações em Sistemas Moleculares. O selecionado ministrará aulas no campus da USP de Santos (litoral de São Paulo) e as inscrições podem ser feitas até 18 de fevereiro de 2014.

Já o Departamento de Física Aplicada seleciona um professor doutor para a área de Modificação e caracterização de superfícies. As inscrições para esse concurso vão até 3 de dezembro.

Os professores doutores contratados pelos dois departamentos atuarão em RDIDP, com salário mensal de R$ 9.184,94.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar memorial que comprove os trabalhos publicados, projeto de pesquisa com tema compatível ao programa, comprovação de que é portador do título de doutor e documentos pessoais. A avaliação é composta pelo julgamento do memorial com prova pública de arguição, prova didática e apresentação do projeto de pesquisa e a respectiva arguição.

O recebimento das inscrições para os três concursos está a cargo da assistência acadêmica do Instituto de Física da USP, que fica na Praça do Oceanográfico, travessa E, s/nº, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Os editais podem ser acessados em http://web.if.usp.br/ataac/view/concurso

 

Fonte: Agência FAPESP