Notícia

Universo Racionalista

Instituto de Física da USP oferece aulas práticas na internet

Publicado em 09 abril 2019

Por Agência FAPESP

Uma equipe coordenada pelo professor Gil da Costa Marques, do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), criou dois canais no YouTube: Física na Prática e Física do Ensino Médio.

A intenção é fomentar o interesse dos internautas pela física e também auxiliar professores do Ensino Médio na preparação de suas aulas. Em ambos os canais, o objetivo principal é apresentar os conteúdos de física de forma prática, dinâmica e correta.

Somos uma plataforma dedicada ao conhecimento que só poderá continuar a existir graças a sua comunidade de apoiadores. Saiba como ajudar.

O canal Física na Prática é dedicado a pessoas que querem aprender física de uma forma diferente da usual, com aulas práticas e rápidas, de 2 a 15 minutos. O público é amplo, do leigo, curioso em aprender conceitos de física, a alunos de cursos superiores. O canal é voltado também para professores que queiram incorporar a experimentação em suas aulas.

O canal Física do Ensino Médio disponibiliza material para pesquisa dos estudantes que estão se preparando para os exames vestibulares. As videoaulas foram pensadas para auxiliar não só estudantes, como docentes e o público em geral, no entendimento dos conceitos de física de forma prática e simples. Para tal, o canal exibe cerca de 200 vídeos curtos (duração de 1 a 3 minutos) sobre experiências de física que complementam as aulas teóricas.

O IF-USP já tinha criado em 2016 o canal Física Universitária, dedicado ao ensino de física para os alunos de graduação.

Publicado na Agência FAPESP