Notícia

Agora Vale

Instituto de Estudos Avançados da USP tem novo diretor

Publicado em 13 março 2012

Agência FAPESP - Martin Grossmann, professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), é o novo diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA).

O pesquisador foi escolhido pelo reitor João Grandino Rodas a partir de lista tríplice definida pelo conselho deliberativo do IEA. O mandato é de quatro anos.

Grossmann foi diretor do Centro Cultural São Paulo de 2006 a 2010 e vice-diretor do Museu de Arte Contamporânea (MAC) da USP de 1998 a 2002. É o criador e coordenador do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o Público e o Privado, uma plataforma de mediação e ação cultural.

Graduado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Grossmann fez mestrado na ECA e o doutorado na University of Liverpool, no Reino Unido. Foi o idealizador e coordenador do primeiro portal da USP na internet (USP Online) de março de 1995 a julho de 1998.

Desde o mestrado, as pesquisas de Grossmann discutem a transição da cultura material para uma cultura na virtualidade; a relação entre arte contemporânea, seus agentes e as instituições; os processos de mediação cultural e artística; e o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para a arte e a cultura.

Sua atuação como gestor de instituições e projetos culturais apoia-se nas pesquisas e estudos que realiza sobre curadoria; ação, mediação e política cultural; museologia; crítica, teoria e história da arte e da arquitetura; e história das ideias.

Mais informações: www.iea.usp.br/iea/martingrossmann.html.