Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp em Sorocaba

Publicado em 02 setembro 2015

No dia 24 de agosto, o Parque Tecnológico de Sorocaba recebeu a fase local do 27º Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Unesp, que, neste ano, teve trinta e cinco trabalhos apresentados. A cerimônia de abertura ocorreu juntamente à da 9ª Semana da Engenharia, tendo a presença de alunos e professores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT) da Unesp, do presidente da Agência de Inovação de Sorocaba, sr. Pedro Ângelo Vial, do deputado federal Vítor Lippi e do senador José Aníbal.

 

A Iniciação Científica (IC) é usualmente implementada através do Programa Institucional de Bolsas de IC (PIBIC) do CNPq, e constitui o primeiro contato dos alunos com a pesquisa, redação e divulgação científica. O trabalho de IC tem importância fundamental no desenvolvimento dos jovens graduandos, apresentando-os a problemas reais das Engenharias, com o foco na promoção e desenvolvimento de material humano. Com o apoio de um professor orientador, o aluno trabalha em um projeto de pesquisa, tendo contato com o método científico, a análise de resultados, e a redação e apresentação de trabalhos. A IC estimula o desenvolvimento do raciocínio científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto com os problemas de pesquisa. Também leva o estudante a ter experiências além daquelas adquiridas no estágio, aplicando a um problema real os conceitos e teorias desenvolvidos no âmago da vivência universitária. Além disso, é uma excelente oportunidade de interação com os docentes, pós-graduandos e pesquisadores, estimulando a troca de conhecimentos.

 

Os trabalhos apresentados na fase local do 27º CIC foram avaliados segundo a metodologia científica, objetividade, desempenho do participante e qualidade da apresentação. Os avaliadores foram docentes do ICTS, do campus de São João da Boa Vista da Unesp, e alunos de Doutorado do ICTS, além da Gerente da Agência Unesp de Inovação, Fabíola Spiandorello. A apresentação no CIC faz parte das atividades dos bolsistas do PIBIC/CNPq, sendo que também há a participação de bolsistas de outras agências, como Fapesp e Fundunesp, e de alunos voluntários. Os trabalhos foram apresentados por estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Controle e Automação do ICTS, e de Engenharia de Telecomunicações do campus de São João da Boa Vista da Unesp, além dos estudantes do ensino médio, através do PIBIC Jr.

 

A diversidade de temas impressionou, pois, com apenas dois cursos de graduação, os estudantes do ICT apresentaram pesquisas nas áreas de recursos hídricos, monitoramento e recuperação ambiental, geoprocessamento, tratamento de efluentes, reciclagem, toxicologia, engenharia sanitária, agricultura urbana, nanotecnologia, física de plasmas, processamento de imagens, sistemas de controle, eletrônica industrial, instrumentação e medição, física de semicondutores, mecânica de fluidos e sistemas eletrônicos de potência. Tal amplitude temática demonstra o caráter multidisciplinar dos cursos de engenharia oferecidos pelo ICTS. Dentre os trabalhos, destacaram-se: Análise de transistores MuGFETS: BULKs e DTMOS, de Caio M. Magan, orientado pela profa. dra. Maria G. C. Andrade, e Potencial de remediação de águas contaminadas por Paraquat e Glifosato, utilizando membranas poliméricas de Alginato e Quitosana, de Fabricio S. Imamura, orientado pelo prof. dr. Leonardo F. Fraceto, primeiro e segundo colocados. Na segunda fase do CIC, que ocorrerá em novembro, os melhores trabalhos desta fase junto aos demais campi da Unesp concorrerão a premiações. Com a recente inauguração do prédio novo do ICT, com novas salas de aula e laboratórios de pesquisa, deve-se ampliar o número e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no ICT.

Carlos A. M. Morbiolo (morbiolo@sorocaba.unesp.br) e Atila M. Bueno (atila@sorocaba.unesp.br) são, respectivamente, assistente administrativo e professor no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp em Sorocaba.