Notícia

Plantão News (MT)

Instituto de Botânica tem quatro oportunidades com bolsa da Fapesp

Publicado em 12 agosto 2018

Um projeto de pesquisa no Instituto de Botânica (IBt), em São Paulo, tem duas vagas para pós-doutorado e duas para jovem pesquisador com bolsa da Fapesp.

As oportunidades são do projeto “Desafios para conservação da biodiversidade frente às mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo (PDIp)”, coordenado por Luiz Mauro Barbosa. As inscrições poderão ser feitas até 15 de agosto de 2018.

Para uma das vagas de Jovem Pesquisador, o projeto busca um bolsista para atuar no Núcleo de Pesquisas em Ecologia, sob supervisão de Marisa Domingos, com o objetivo de prever o potencial de tolerância de espécies vegetais nativas da Floresta Atlântica a múltiplos estresses ambientais por meio de biomarcadores morfológicos/anatômicos e fisiológicos/bioquímicos.

Os interessados poderão se inscrever enviando carta de motivação, súmula curricular, três cartas de recomendação e proposta resumida de pesquisa para pdipibt@gmail.com. Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2245.

A outra vaga de Jovem Pesquisador é para candidatos interessados em trabalhar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa que se enquadre no tema “Identificação de mecanismos bioquímicos e moleculares de tolerância à dessecação em plantas nativas e algas liquênicas em resposta a mudanças climáticas”.

Os interessados poderão se inscrever enviando carta de motivação, súmula curricular, três cartas de recomendação e proposta resumida de pesquisa para pdipibt@gmail.com. Mais informações: www.fapesp.br/oportunidades/2247.

Para a primeira oportunidade de pós-doutorado, busca-se um recém-doutor para desenvolver projeto de pesquisa no Núcleo de Pesquisas em Ecologia, sob a supervisão de Denise de Campos Bicudo.

Serão avaliadas as alterações da biodiversidade de algas em escalas de longas séries temporais e espaciais em reservatórios impactados pela eutrofização, bem como a elaboração de modelos conceituais preditivo e inferencial.

Inscrições para o e-mail denisecbicudo@gmail.com, com o título “PD_Ecossistemas_Aquaticos_Continentais”, junto com os seguintes documentos: carta de motivação, súmula curricular e duas cartas de recomendação. Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/2246.

A segunda vaga de pós-doutorado é para desenvolver projeto no Núcleo de Pesquisas em Ficologia, sob supervisão de Mutue Toyota Fujii, a fim de diagnosticar a biodiversidade de macroalgas marinhas e certificar as identificações das coleções científicas do IBt, por meio de dados morfológicos e moleculares.

Inscrições para o e-mail mtfujii@ibot.sp.gov.br, com o título “PD Taxonomia e Filogenia molecular de Macroalgas Marinhas”, junto com os seguintes documentos: carta de motivação, súmula curricular e duas cartas de recomendação. Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/2257.

Os candidatos selecionados para as vagas de Jovem Pesquisador receberão bolsa no valor de R$ 8.152,20 mensais, com duração de 24 meses. O projeto Jovem Pesquisador selecionado, revisado por pares, poderá receber um Auxílio à Pesquisa, conforme descrito em www.fapesp.br/jp.

As vagas de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp