O Instituto de Botânica (IBot), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) promove, amanhã e quarta-feira, respectivamente, dias 7 e 8, o 2º workshop Acqua-Sed - 100 anos de informação sobre a represa Guarapiranga. O tema do encontro faz parte do projeto “Reconstrução Paleolimnológica da Represa Guarapiranga e diagnóstico da qualidade atual da água e dos sedimentos de mananciais da RMSP com vistas ao gerenciamento do abastecimento”. O evento será no auditório Dr. Alcides Ribeiro Teixeira, no IBot.
O projeto temático é patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado pelos pesquisadores Carlos E. de M. Bicudo e Denise de C. Bicudo, ambos do IBot.
O objetivo da pesquisa é permitir avançar para a proposta de metas de recuperação e/ou conservação e para a elaboração de cenários ambientais, trazendo subsídios inovadores para o gerenciamento dos mananciais da RMSP.
A pesquisa inovadora integrará informação recente sobre a qualidade da água e dos sedimentos e informação antiga da Represa Guarapiranga (100 anos), a fim de elaborar um modelo conclusivo. Baseia-se na análise de multitraçadores ambientais, incluindo marcadores biológicos, físicos e químicos.
O projeto está fundamentado em três metas: 1- avaliação da evolução do processo de eutrofização e o histórico dos impostos antrópicos na Represa Guarapiranga (de 1906 até o presente); 2- caracterização dos multitraçadores presentes nos sedimentos recentes de 30 represas de abastecimento circunscritas nas áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP); e 3- integração das duas metas anteriores para elaborar modelo de função de transferência diatomácea-fósforo, que permitirá estimar os níveis de fósforo antigos na água da Represa Guarapiranga, bem como situar os demais mananciais ao longo do gradiente trófico reconstituído.
Em desenvolvimento no IBot, a análise conta com a colaboração de sete instituições do Estado de são Paulo (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Instituto Internacional de Ecologia, Instituto de Pesquisa e Energia Nuclear, Universidade de Guarulhos, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de São Paulo) e uma do Rio de Janeiro (Universidade Federal Fluminense) envolvendo 15 pesquisadores e professores, além de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e de iniciação científica.
Programação
Dia 07/08
Horário Assunto (Responsável)
09:00-09:30 h Abertura (Luiz Mauro Barbosa e Carlos E. de M. Bicudo)
09:30-10:00 h O meio físico da bacia Guarapiranga (Antonio Manoel dos Santos Oliveira, UnG)
10:00-10:30 h O uso do solo da bacia Guarapiranga (Márcio Roberto Magalhães de Andrade, UnG)
10:30-10:45 h Intervalo para café
10:45-11:15 h Avaliação espacial da qualidade da água da represa Guarapiranga (Samantha Borges Faustino e Denise de C. Bicudo, IBt)
11:15-11:45 h Histórico da qualidade da água da represa Guarapiranga (Décio Luís Semensatto Júnior, UNIFESP)
11:45-13:30 h Intervalo para almoço
13:30-14:00 h Análise geocronológica pelo 210Pb do testemunho 1 da represa Guarapiranga (Tatiani de Paula P. Pinotti Sabaris, UniSANTA e Daniel Marcos Bonotto, UNESP-Rio Claro)
14:00-14:30 h Evolução histórica da geoquímica “bulk” da represa Guarapiranga (Ana Luiza Spadano Albuquerque, UFF e Luciane Fontana da Silva, IBt)
14:30-15:00 h Diatomáceas e 100 anos de reconstrução do processo da eutrofização da represa Guarapiranga (Luciane Fontana da Silva e Denise de C. Bicudo, IBt)
15:00-15:30 h Intervalo para café
15:30-16:00 h Esteróis e n-alcanos em um perfil sedimentar da represa Guarapiranga (Marcelo Bernardes, UFF)
16:00-16:30 h Avaliação de contaminantes e da qualidade dos sedimentos da represa Guarapiranga (Maria Aparecida Faustino Pires, IPEN)
16:30-17:00 h Encerramento (Carlos E. de M. Bicudo)
Dia 08/08
Horário Assunto
09:00-12:00 h Reunião de coordenadores e vice-coordenadores de módulos
PAUTA: Discussão conjunta para integração da informação gerada até o momento
Material para o 2º Relatório do Projeto AcquaSed a ser encaminhado à FAPESP em 30/setembro/2012
Possibilidades de publicação
Metas para o 3º relatório
Criação de um “site” AcquaSed
Balancete financeiro