No Auditório Fapesp, em SP, de 12 a 14 de março
O Instituto de Botânica, a Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do estado de SP promovem o simpósio 'Pau-brasil: ciência e arte'. O evento tem apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa de SP (Fapesp) e acontece no auditório da instituição (r. Pio XI nº 1500, Alto da Lapa, SP).
Objetivo do simpósio: apresentar à comunidade os resultados mais inovadores obtidos pelo projeto temático 'Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil): da semente à madeira, um modelo para estudos de plantas arbóreas tropicais brasileiras' e integrá-los àqueles de outras equipes brasileiras como as do RJ, Bahia e Pernambuco que vêm trabalhando com a espécie há vários anos, além daqueles oriundos de trabalhos realizados no Japão.
Adicionalmente, o simpósio visa aproximar a comunidade científica dedicada ao estudo do pau-brasil daqueles que fazem uso artístico da espécie, como escultores, músicos e artesãos.
Assim, pretende-se com este simpósio, ampliar o conhecimento sobre a espécie, de maneira a melhorar sua conservação e utilização enquanto recurso natural da biodiversidade brasileira.
A árvore de pau-brasil (Caesalpinia echinata), apesar de ser um dos símbolos do país e objeto de várias referências históricas e de ter sido explorada durante séculos por sua importância econômica, carece de estudos científicos que permitam conhecê-la melhor e, conseqüentemente, orientar a sua utilização, quer para revegetação de áreas de Mata Atlântica e arborização urbana, quer para usos múltiplos da madeira, além do já consagrado uso na confecção de arcos de violino.
Mais informações com a Coordenação do projeto temático Fapesp/ IBt - Dra Rita de Cássia L. Figueiredo Ribeiro (Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas, IBt, SP) pelo fone 5073-6300 ramal 289
JC e-mail 2217
Notícia
JC e-mail