Notícia

Unesp

Instituto de Biociências de Botucatu outorga títulos de professor emérito

Publicado em 25 outubro 2012

Dia 26 de outubro, às 10h, o Instituto de Biociências, Câmpus de Botucatu, realiza Sessão Solene da Congregação em que será outorgado o Título de Professor Emérito aos professores Ademar Freire-Maia e Antonio Marcos Orsi.

 

Ademar Freire-Maia é mineiro de Boa Esperança. Geneticista (UFPR), Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e Livre-Docente, Professor Adjunto e Professor Titular de Genética Humana e Médica pela Unesp, dedicou-se desde cedo à Genética. Iniciou-se na genética de drosófila e depois passou para a genética humana e médica. Recebeu bolsas de estudo e de pesquisas no Brasil (CNPq, CNEN, CAPES e FAPESP), Estados Unidos ("National Institutes of Health") e Japão ("Japan Society for the Promotion of Science"). Suas principais linhas de pesquisa foram carga genética humana, bócio endêmico, malformações congênitas e radiogenética humana. Na Unesp, foi Professor Titular de Genética Humana e Médica e Professor de Pós-Graduação no campus de Botucatu. Na Reitoria, foi criador e Chefe da Assessoria de Relações Internacionais e Assessor do Reitor.

 

Na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi, por várias vezes, Conselheiro e membro da Diretoria (Secretário-Geral). Foi membro do Conselho Diretor da Unicamp, da Comissão de Tempo Integral do Estado de São Paulo e do Conselho Estadual de Educação (SP). Foi Vice-Presidente e Presidente do Conselho Federal de Biologia. Foi "Associate Researcher" e "Visiting Professor" em duas universidades americanas. Foi ainda Assessor Especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. É Membro Titular da Academia Dorense de Letras, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

 

Antonio Marcos Orsi possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1970), especialização em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1971), mestrado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo(1974), doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo(1976) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(1981).

 

É professor titular da Unesp, Professor Livre Docente da Universidade de Marília e Consultor da Anatomy Research International. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular. Atua principalmente nos temas morfologia, junção esofagogástrica, estrutura funcional e gambá.

A sessão solene ocorre no Anfiteatro do IB.

Informações: secdiretoria@ibb,unesp.br ou (14) 3815-2838.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa