Notícia

Agência C&T (MCTI)

Instituto de Artes da UNESP obtém destaque em Congresso de Iniciação Científica

Publicado em 14 novembro 2007

O Instituto de Artes (IA) da Unesp, campus de São Paulo, representado por 10 alunos das graduações de música, artes cênicas e artes visuais, participou do XIX Congresso de Iniciação Científica da universidade, entre os dias 25 e 26 de outubro.

Cada aluno apresentou o seu trabalho no congresso com o objetivo de divulgar as pesquisas que estão sendo realizadas dentro do IA, além de também tomar contato com as pesquisas que estão sendo realizadas pelas Unidades de todo o estado.

Dentre essas pesquisas, a maioria de qualidade reconhecida por agências fomentadoras de pesquisa, como CNPq e Fapesp, uma obteve destaque neste congresso. O trabalho intitulado "Mapa dos Acervos Musicais Brasileiros", do aluno Victor de Moura Lacerda, estudante do quarto ano de Bacharelado em Música com habilitação em Composição e Regência, orientado pelo docente Paulo Castagna, docente do IA, foi premiado como sendo terceiro melhor trabalho do congresso, na área de ciências humanas.

A pesquisa de Lacerda, que foi desenvolvida por dois anos e com bolsa da PIBIC/CNPq, consistiu num mapeamento dos acervos musicais de todo o Brasil realizado através de contato por correio, e-mail e visitas em 120 acervos musicais em condições de consulta.

A partir das respostas dos acervos (57 responderam ao contato) e dos dados recolhidos na pesquisa, Lacerda criou um Banco de Dados informativo que está disponível para consulta no site: www.ia.unesp.br/iniciacao/iniciacao/php. Além da terceira colocação, Victor ganhou um prêmio em dinheiro e uma viagem ao Chile para apresentar o seu trabalho no encontro do ano de 2008 da Sociedade Brasileira de Progresso e Ciência.

Fonte: Unesp