Notícia

Quimiweb

Instituto de Aeronáutica e Espaço seleciona candidatos para vaga de pós-doutorado

Publicado em 10 agosto 2021

Por Agência FAPESP

Uma vaga de pós-doutorado oferecida no âmbito da chamada Procad-Defesa está com inscrições abertas até domingo (15/08). A chamada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais conduzido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv), todos ligados à Força Aérea Brasileira (FAB) e localizados em São José dos Campos (SP).

A oportunidade é para trabalhar no projeto “Desenvolvimentos nacionais em propulsão hipersônica aspirada com foco no acesso ao espaço e defesa”, que tem como objetivos desenvolver programas in-house para investigação aerotermodinâmica, dinâmicas estrutural e de voo e estabilidade de veículos hipersônicos; investigar materiais avançados para armazenamento de combustível, estrutura e proteção térmica de veículos hipersônicos, para voo hipersônico prolongado; realizar simulação computacional de veículos hipersônicos em diferentes regimes de voo; caracterizar a dinâmica de voo e estabilidade de veículos hipersônicos; e incrementar a infraestrutura de ensaios em solo.

Os candidatos devem ter doutorado e graduação em engenharias ou ciências exatas, além de currículo compatível com o objeto do projeto proposto.

A seleção será realizada com base na submissão de projetos que contemplem ao menos um dos objetivos estratégicos do projeto. As propostas serão avaliadas com base no currículo Lattes do candidato, na adesão da proposta a um ou mais objetivos estratégicos, na viabilidade da proposta com base na infraestrutura disponível para a realização do projeto, no cronograma de atividades, nos produtos que o candidato se propõe a gerar durante a realização do pós-doutorado e em entrevista.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail do pesquisador do IAE Carlos d’Andrade Souto ([email protected]). A divulgação de resultado preliminar da análise das propostas será feita a partir de 20 de agosto.

Mais informações: https://bit.ly/3ipvL58.

Republicar

Fonte: Agência FAPESP