Imunizante tetravalente pode ser aprovado pela Anvisa, marcando um marco histórico para a saúde mundial
O Instituto Butantan deu um grande passo no combate à dengue ao enviar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (16), o pedido de registro de sua vacina contra a doença. Se aprovada, a vacina será a primeira no mundo a ser aplicada em dose única, facilitando a adesão e potencializando a eficiência na luta contra a doença.
A vacina, chamada Butantan-DV, é tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro tipos de dengue em circulação no Brasil. Desenvolvida ao longo de mais de uma década de pesquisa, a vacina apresenta resultados promissores, com uma eficácia geral de 79,6% após dois anos, conforme dados da terceira fase dos ensaios clínicos realizados com 16 mil participantes. A eficácia foi ainda mais expressiva para aqueles com histórico anterior de infecção, alcançando 89,2%.
Ao receber a aprovação da Anvisa, o Butantan estima uma entrega de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos, com previsão de um milhão de doses para 2025. A planta de produção já foi operacionalizada e recebeu o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Anvisa. Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, destacou a importância do avanço: "É um dos maiores progressos na saúde e ciência do país, e uma grande conquista mundial."
Com a vacina, o Brasil pode se tornar protagonista na luta contra a dengue, oferecendo uma solução mais simples e eficaz para a população. A definição dos critérios de vacinação será feita pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
*Com informações Metrópoles