Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Instituto Butantan promove 2º Fórum de Inovação em Saúde

Publicado em 29 novembro 2018

Nesta sexta-feira, 30, das 8h30 às 17h, o Instituto Butantan realiza o 2º Fórum de Inovação em Saúde. O evento tem como objetivo promover uma discussão sobre conhecimentos que contribuam para o avanço do setor.

Pela manhã, haverá um debate sobre o tema Inovação em Saúde, com a participação da diretora de Inovação do Instituto Butantan e Coordenadora do CENTD (Centre of Excellence in New Target Discovery), que tem parceria com a FAPESP e com a GSK, Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi; com o CEO e presidente da Biominas, Dr. Eduardo Emrich, e com a Dra. Luciana Hashiba, da Fundação Getúlio Vargas.

Haverá, em seguida, uma discussão a respeito do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, focando os principais impactos e as novas oportunidades para os pesquisadores, a partir do Decreto 9.283 de 2018, com os sócios Ricardo Remer e Simone Villaça, do Escritório Remer & Villaça.

Ocorrerá, ainda, uma palestra sobre novos processos de transferência dos resultados das pesquisas acadêmicas para o setor produtivo, com o Dr. Flavio Grynszpan, presidente do Instituto i-Corps Brazil, que capacita startups a partir de pesquisas desenvolvidas em universidades e centros de pesquisa.

Durante a tarde, irão ocorrer minicursos como:

“Da ideia ao produto”, que irá preparar os participantes para estruturação de suas pesquisas na forma de modelo de negócios , utilizando ferramentas como design thinking, canvas e pitch. (Biominas).

“Redação de patentes e o uso da TRL (Technology Readiness Level da NASA) para aceleração do exame de pedido de patente, destinado a pesquisadores e alunos envolvidos em projetos de inovação tecnológica (Escritório Remer e Villaça).

“Teste de Viabilidade de uma Proposta Inovadora em Saúde com base no Programa de treinamento I-Corps“, cujo objetivo é validar as hipóteses do negócio e diminuir o risco de insucesso. (Instituto i-Corps Brazil).

As vagas são limitadas e os cursos só serão realizados após a formação de turma com, no mínimo, 10 inscritos. Inscreva-se aqui: https://goo.gl/U57Gs6.

Acesse a programação do evento: https://bit.ly/2r7IduI.

Da Secretaria da Saúde