O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, concluiu nesta segunda-feira (16) o pedido de registro à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de sua candidata à vacina contra a dengue, a Butantan-DV.
Para isso, entregou a última leva de documentos necessários para a submissão do registro, concluindo o envio de três pacotes de informações sobre o imunizante. Se aprovada, a vacina será a primeira do mundo em dose única contra a dengue.
Os ensaios clínicos do imunizante foram encerrados em junho deste ano, quando o último participante completou 5 anos de acompanhamento. Recentemente, a vacina candidata teve seus dados de segurança e eficácia divulgados em uma publicação britânica de Medicina, que mostram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática.
Em caso de aprovação pela Anvisa, o Instituto Butantan poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde nos próximos três anos. Um milhão de doses poderão ser entregues já em 2025, e as demais nos anos de 2026 e 2027. A definição dos critérios de vacinação da população deverá ser feita pelo Ministério da Saúde.