Notícia

Gestão C&T

Instituto Butantan inaugura centro de P&D para indústria veterinária

Publicado em 11 setembro 2006

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Imunobiológicos Veterinários do Instituto Butantan foi inaugurado no último dia 5, na sede da instituição, em São Paulo. O centro é uma parceria do instituto, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e a empresa Ouro Fino Saúde Animal.  

Segundo notícia divulgada pela Agência Fapesp, o presidente da Fundação Butantan, Isaías Raw, afirmou que essa parceria público-privada inicia a transferência de conhecimentos adquiridos há anos pelo instituto e que a primeira vacina a ser desenvolvida é a anti-rábica.

Já para o diretor industrial da empresa Ouro Fino, Dolivar Coraucci Neto, a parceria resultará em divisas para o país e ajudará a resolver problemas da cadeia produtiva. Ainda de acordo com Agência Fapesp, a Finep e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) apoiaram a criação do centro de P&D.

Para obter mais informações, acesse o site www.butantan.gov.br.

Novos rumos para o desenvolvimento é o tema de fórum de biotecnologia

De 19 a 22 de novembro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Paulista (Unip), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) e outras instituições realizarão, em Assis (SP), o 1º Fórum de Biotecnologia do Vale do Paranapanema. O objetivo é compartilhar os resultados das pesquisas na área biotecnológica, além de favorecer a troca de experiências e transferir o conhecimento aos produtores e às indústrias.

Sobre o tema Novos rumos para o desenvolvimento, serão apresentados diversos trabalhos, conferências e cursos. No dia 20 começa a exposição dos simpósios. Pedro de Oliva Neto, chefe do Departamento de Ciências da Unesp, discorrerá sobre o tema Biotecnologia de Alimentos; Neuza Maria Brunoro Costa, pesquisadora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), apresentará Biotecnologia aplicada ao valor Nutricional dos Alimentos; Elizabete Yurie Sataque Ono, pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Londrina fará palestra sobre Micotoxinas em Alimentos. Outras 18 apresentações completam a programação.

Informações complementares, pelo site www.assis.unesp.br/forumdebiotecnologia ou pelos telefones (18) 3323-2368 e 9621-8636.