O Instituto Uniemp - Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa - foi criado em 1992 -, por um grupo de empresários e acadêmicos interessados em desenvolver mecanismos que facilitem o relacionamento entre universidades, empresas e setor público, atuando como elo de ligação entre essas três pontas. Hoje, reúne empresas como Embraer, Copersucar, Rhodia, e Grupo Gerdau, com Universidade de São Paulo, ITA e Unicamp, por exemplo.
A idéia é transferir conhecimentos científicos e tecnológicos da universidade para a iniciativa privada e realizar pesquisas conjuntas. Esse modelo de cooperação comum nas economias mais desenvolvidas do mundo. Outra intenção é participar da elaboração de políticas públicas. A interação universidade/empresa cria uma via de duas mãos, que beneficia tanto uma quanto a outra. A universidade atende às demandas das empresas e, dessa forma, geram conhecimento e qualificação de recursos humanos. A importância dessa interação, que por meio do Uniemp já acontece há 10 anos, foi percebida pelo governo federal. Em 29 de agosto de 2002, foi editada a Medida Provisória Nº 66, que estabelece incentivos de natureza fiscal para as empresas que investirem em inovação tecnológica.
O papel do Uniemp é identificar as áreas nas quais a pesquisa de novos produtos ou processos se mostre promissora, as instituições de pesquisas com melhor capacitação para desenvolver essas pesquisas e as empresas que possam se interessar pelos resultados. Além disso, cria projetos de pesquisa específicos, orientados para resultados, mobiliza recursos junto às empresas e agências oficias de fomento, assessora registro de patentes decorrentes dos projetos, no Brasil e no Exterior, e ainda gerencia os projetos em andamento.
O modelo foi criado para atender empresas de qualquer tamanho, desde que estejam interessadas no desenvolvimento de tecnologias específicas para aumentar a competitividade de seus produtos. Embora possa criar organismos especiais para desenvolver novos programas, o Uniemp atualmente conta com dois quatro núcleos temáticos:
- Tecnologia da informação
- Telecomunicações
- Políticas públicas
- Indústria farmacêutica
ESTRUTURA
O Instituto Uniemp tem um Conselho Deliberativo, do qual participam oito membros da universidade e oito da iniciativa privada, dentre eles os presidentes da Rhodia, Grupo Gerdau, Copersucar, J.Macedo e os reitores da USP, Ita e Unicamp. O presidente é Ademerval Garcia, que também preside a Abecitrus - Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos, e o vice-presidente é o reitor da UNESP, José Carlos Souza Trindade.
ALGUNS PARCEIROS:
Agroceres
Bio-Rio - Fundação Bio-Rio
Bradesco
Fapesp
Gessy Lever
IB - Instituto Biológico de São Paulo
IBM Brasil
IBt - Instituto de Botânica de São Paulo
Instituto Butantã
INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações
INPE -Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
INT - Instituto Nacional de Tecnologia
IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Pirelli
Siemens
UnB - Universidade de Brasília
Whithe Martins
Notícia
A Folha (São Carlos, SP)