Notícia

Panorama Rural

Instituto apresenta laboratório e novas variedades de cana

Publicado em 01 outubro 2010

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inaugurou, em setembro, em Ribeirão Preto (SP), o Laboratório de Biotecnologia e a primeira câmara de fotoperíodo do Brasil. Além disso, foram apresentadas três novas variedades de cana-de-açúcar.

O novo laboratório, com área de 550 m2, vai ampliar a capacidade de pesquisa no Centro de Cana do IAC e também a formação de recursos humanos. A obra recebeu recursos do Governo do Estado e da FAPESP.

A Câmara de Fotoperíodo vai permitir a reprodução das condições ideais de temperatura e luz para floração da cana-de-açúcar - será possível manter as plantas em temperaturas que não extrapolem o intervalo de 18°C a 31°C, condição ideal para o florescimento da cana de açúcar.

Avaliadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Tocantins, as três novas variedades de cana apresentadas (IACSP95-5094, IACSP96-2042 e IACSP96-3060), têm vantagens na produção de biomassa em relação à maioria dos materiais em uso. Com as três novas variedades, já são 19 as variedades lançadas pelo IAC para fins industriais durante oito anos de pesquisa. As três novas têm perfil para atender também aos critérios agroambientais e à demanda atual da agroindústria.