Projetos de pesquisa de pequenas empresas brasileiras, com até 250 empregados, sediadas no Estado de São Paulo para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores em manufatura avançada terão apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Uma chamada de propostas foi lançada na segunda-feira, dia 18 de setembro de 2017 no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições. Serão empregados recursos orçamentários da FAPESP e de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) via MCTI/Finep/FNDCT, no total de R$ 20 milhões.
A chamada oferece recursos para apoio à atividade de pesquisa científica ou tecnológica de empresas que tenham conduzido pesquisas com resultados inovadores no âmbito de projetos financiados pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) nas Fases 1 e 2 ou em projetos equivalentes, conduzidos com recursos próprios ou de outras fontes. O apoio terá duração de até 24 meses.
O edital, correspondente à Fase 3 do PIPE, contemplará projetos que pretendam desenvolver processos e serviços inovadores para que os produtos resultantes das pesquisas anteriores possam ser efetivamente inseridos no mercado.
Também chamada de indústria 4.0, a manufatura avançada representa a quarta revolução industrial, caracterizada pelo uso de sistemas de automação integrados e colaborativos, que permitem programar e controlar remotamente a produção nas plantas fabris e toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto. Já em andamento, a nova revolução industrial está alterando a competitividade da indústria e de toda a sua cadeia produtiva.
Entre os desafios tecnológicos estão: Novos Sistemas de Manufatura Avançada; Controle de Processos Avançados; Manufatura Aditiva; Virtualização, Modelagem e Simulação de Produtos e Processos; Nanomanufatura, Manufatura de Eletrônicos Flexíveis e Novas Estruturas; Tecnologias Avançadas de Conformação e Adesão Sistemas Físico-Cibernéticos; Robôs Autônomos, Inteligentes e Colaborativos; RFID, Sensores, Nanossensores e Rastreadores; Redes de Comunicações, IPv6 e Segurança Cibernética; Inteligência Artificial, Computação Ubíqua e Realidade Aumentada; Data Analytics, Big Data, Cloud Computing e Fog Computing; Fotônica; Sustentabilidade e Ecologia Industrial; Desenvolvimento de Serviços Inovativos e Novos Serviços; IIoT: Industrial Internet of Things; Automação CAD/CAM; Interfaces M-M; HW/SW Wireless Integration; Sistemas e Soluções de Programação, Controle e Gestão Avançada.
As propostas serão inicialmente analisadas para o enquadramento e deverão seguir as normas do PIPE e devem ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP, em www.fapesp.br/sage. O prazo para submissão de propostas termina em 11 de dezembro de 2017.