Notícia

Agência Gestão CT&I

Instituições apoiam projetos em segurança sobre canais colaterais baseados em SoC

Publicado em 11 agosto 2014

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com a empresa multinacional de tecnologia dos Estados Unidos Intel, destinará US$ 200 mil para apoiar projetos de pesquisa em segurança sobre canais colaterais para dispositivos baseados em systems-on-a-chip (SoC). Interessados têm até 29 de agosto para enviar propostas.

O objetivo desta empreitada é o desenvolvimento de novas abordagens para a segurança de dispositivos leves SoC, que possam se tornar protegidos contra ataques por canais colaterais. Espera-se que as abordagens sejam fundamentadas em casos do mundo real, possuindo um nível de generalidade que as tornem aplicáveis a uma ampla gama de dispositivos.

 

Segundo a Fapesp, o número de dispositivos baseados em SoC deve aumentar nos próximos anos em virtude do número de equipamentos conectados à internet, que em 2015, deverá atingir o patamar de 25 bilhões em 2015 e 50 bilhões em 2020.

 

Para participar, o proponente deve ter título de doutor, experiência demonstrada para abordar aspectos científicos e técnicos e pertencer a uma instituição de ensino superior ou pesquisa de São Paulo, públicas ou privadas, sem fins lucrativos

 

As propostas, que durarão no máximo 24 meses, deverão ser atreladas aos seguintes temas:  Criptografia, Comunicação de Dados e Software.

 

Mais informações no edital completo neste link.