Notícia

Guia do Estudante online

Instituições abrem novos cursos e bolsas em pós-graduação

Publicado em 05 dezembro 2017

Braz Cubas oferece pós-graduação gratuita para professores

Com foco na modernização do ensino e no apoio a docentes da rede pública de ensino, a Universidade Braz Cubas lançou um programa de pós-graduação EaD, intitulado como Gestão de Aprendizagem. O curso faz parte do projeto TED (Transformando a Educação) da instituição e busca integrar o professor a novos modelos de metodologias e tecnologias.

Para se inscrever no programa, os candidatos interessados devem apresentar projetos que desejam desenvolver nas escolas em que atuam. Do total de inscrições, 30% são destinados ao apoio da educação inclusiva, focado em crianças com dificuldade de aprendizagem. O curso inclui mentorias individuais online, sessões de coach voltados ao autoconhecimento e encontros presenciais mensais que englobam debates e dinâmicas.

Entre as matérias, o professor é estimulado a conhecer o universo do aluno empreendedor, que organiza sua própria jornada; o da educação personalizada, com desenvolvimento de conteúdo exclusivo para grupos de alunos e mentorias individuais; o de aprendizagem horizontal, que promove uma relação de troca entre os participantes no processo educativo; e o de experiência prática. O programa não inclui avaliações com o sistema tradicional de provas e notas, mas sim uma análise dos resultados apresentados pelos projetos inscritos pelos professores.

Fabesp oferece bolsas em pós-doutorado na Unicamp e na Esalq

Com cursos destinados a doutores da área de ciências exatas e biológicas, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) está ofertando bolsas para candidatos interessados em cursos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq).

No primeiro caso, o curso em questão é o de Engenharia Elétrica e tem inscrições abertas até o dia 10 de dezembro. As vagas são destinadas a alunos bilíngues com experiência no desenvolvimento de hardwares e habilidades de modelagem. Os candidatos devem enviar uma carta de apresentação e de interesse junto com currículo acadêmico e profissional e duas cartas de recomendação para os e-mails ruppert@fee.unicamp.br e antenor@fee.unicamp.br.

Já a bolsa da Esalq tem foco em pós-doutorado em Ecologia Quantitativa, com programa que foca na investigação de distribuição espacial e dispersão de doenças. Os candidatos devem ser doutores em Ecologia, Entomologia ou áreas correlatas e devem ter experiência em linguagem computacional. As inscrições devem ser feitas para o e-mail jrpparra@usp.br com carta de motivação, currículo, artigos publicados e duas cartas de recomendação.

O valor de ambas as bolsas é de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa, visando a cobertura de despesas não-previstas inicialmente e o apoio da atividade de pesquisa.

Inpa abre processo seletivo para vagas de doutorado em Ciências Biológicas

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está com 18 vagas em aberto para o programa de doutorado em Entomologia e Ecologia. As inscrições vão até o dia 22 de dezembro e devem ser feitas no site da instituição, com anexo de documentos pessoais, carta de apresentação, currículo e descrição do projeto de pesquisa.

O processo seletivo conta com duas fases: análise do projeto e análise curricular. Os alunos aprovados na triagem devem permanecer na região Amazônica durante todo o programa.

Unila e UEPB abrem inscrições de mestrado em Biociências e Química

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão com oportunidades em aberto para profissionais da área de Ciências Biológicas aplicadas à Saúde e à Biotecnologia e a profissionais de Química e Engenharia, respectivamente.

No primeiro caso, há 38 vagas em aberto para o mestrado em Biociências. As inscrições são gratuitas, vão até o dia 28 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. O processo seletivo consiste em uma prova de inglês, defesa do projeto de pesquisa e análise de currículo.

Já o programa da UEPB, que teve o edital divulgado essa semana, tem 10 oportunidades em Campina Grande e 4 em João Pessoa. As inscrições vão até o dia 18 de dezembro, tem taxa de R$ 40 e devem ser realizadas na secretaria do campus de Bodocongó. O processo seletivo é feito através de provas de título e língua estrangeira e entrevistas. As linhas de pesquisa são a de Metodologias Analíticas Avançadas, Química Medicinal, Nanociência e Biotecnologia.

Hospital Albert Einstein tem oportunidades de pós-graduação em Manaus

Com vagas voltadas para profissionais de diversas áreas da saúde, o Hospital Albert Einstein abriu oportunidades de pós-graduação gratuita em Gestão da Saúde. As aulas serão ministradas em Manaus (AM) e têm inscrições abertas até o dia 10 de janeiro. O processo seletivo é realizado por análise de um questionário online e entrevista por telefone.

Os candidatos devem trabalhar no serviço público da cidade, exercer atividades voltadas para gestão ou assistência e ter disponibilidade de custear uma viagem de três dias a São Paulo no final do programa para estágio.