Notícia

Agência Gestão CT&I

Instituição paulista e entidade japonesa vão apoiar workshops conjuntos

Publicado em 11 fevereiro 2016

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS, sigla em inglês) lançaram uma chamada pública com o objetivo de apoiar financeiramente a realização de dois workshops conjuntos. Serão aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento.

A chamada visa encorajar jovens pesquisadores a compartilhar conhecimentos, experiências e ideias nas áreas de pesquisa estipuladas pela chamada; proporcionar oportunidades de desenvolvimento de carreira; e fomentar a construção de redes para futuras colaborações.

As propostas, que devem ser enviadas até 16 de março, devem conter um coordenador do lado japonês e um do estado de São Paulo. O coordenador pelo lado brasileiro deve ocupar posição de tempo integral ou equivalente como pesquisador em uma instituição de ensino superior e/ou de pesquisa no estado e deve satisfazer os critérios de elegibilidade do Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático, que exige do candidato, entre outros critérios, título de doutor, expressiva produção científica e vínculo formal com instituição de pesquisa no estado de São Paulo.

Os participantes dos workshops serão selecionados após as propostas vencedoras serem anunciadas. Até 20 pesquisadores de cada país podem participar em cada oficina. As oficinas, que aconteceram no Brasil e no Japão, serão voltadas para profissionais com título de doutorado obtido há menos de dez anos.

Outras informações podem ser obtidas no edital completo.

 

(Agência Gestão CT&I)