Notícia

RedeNotícia

Inscrições para programas de pós-graduação em Biometria

Publicado em 22 novembro 2013

Agência FAPESP - O Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para o programa de pós-graduação em Biometria.

Ao todo são oferecidas 15 vagas para o curso de mestrado, com início no primeiro semestre de 2014. Para participar do processo de seleção, o candidato deve ter curso superior de duração plena e curriculum vitae que indique formação adequada em disciplinas relacionadas ao programa (biometria).

Os candidatos que tiverem suas inscrições aceitas estarão automaticamente matriculados no curso preparatório para o exame de seleção, que ocorrerá entre os dias 6 e 31 de janeiro de 2014. A participação no curso não é obrigatória, porém ele abordará duas disciplinas condensadas, cujos conteúdos programáticos serão exigidos nas provas escritas.

A seleção será composta da análise do curriculum vitae e da carta de recomendação, entrevista e provas escritas, nas quais os candidatos deverão atingir nota igual ou superior a 5,0 para classificação.

As provas escritas envolvem a resolução de problemas relacionados ao conteúdo de "Introdução à probabilidade" e "Introdução ao cálculo e à álgebra linear".

A documentação para inscrição deverá ser encaminhada ao Instituto de Biociências de Botucatu, seção de pós-graduação, situado no Distrito de Rubião Jr., s/n - Caixa Postal 510 - Rubião Junior - CEP 18618-970, Botucatu - SP.

Mais informações www.ibb.unesp.br/#!/pos-graduacao/biometria/editais

Engenharia em Bauru

Na Unesp de Bauru, a Faculdade de Engenharia está com inscrições abertas, até 27 de novembro, para cursos de pós-graduação em quatro áreas: Mecânica, Produção, Elétrica e Civil e Ambiental.

O programa em Engenharia Mecânica oferece 16 vagas para o curso de mestrado e oito vagas para o doutorado. O processo seletivo é para alunos regulares e especiais e envolve a análise curricular e uma entrevista técnica/prova.

O curso de mestrado em Engenharia de Produção tem 21 vagas disponíveis para alunos regulares. A seleção inclui prova de conhecimentos em Engenharia de Produção e língua inglesa, análise de currículo e entrevista/análise e arguição da proposta de projeto de pesquisa. O programa concentra-se na área de Gestão de Operações e Sistemas.

A área de Engenharia Elétrica oferece 22 vagas para alunos regulares e especiais para o curso de mestrado. O programa concentra-se na área de Automação e oferece duas linhas de pesquisa: Mecatrônica e Sistemas de Energia.

Já a pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental tem um programa interunidades entre as faculdades de Bauru, Guaratinguetá e Sorocaba e oferece 24 vagas, sendo 12 para a área de Geotecnia e 12 para Saneamento.

As inscrições para todos os programas devem ser feitas pela internet e a documentação exigida deverá ser entregue, ou enviada por Sedex, para a Seção Técnica de Pós-Graduação, que fica na Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, em Bauru, interior de São Paulo.

Os programas detalhados de cada uma das áreas podem ser conferidos emwww.feb.unesp.br/posgraduacao/stricto.php