Notícia

Jornal da Unesp online

Inscrições para Pedagogia semipresencial vão até sexta

Publicado em 03 novembro 2009

Sexta-feira (06/11) é o último dia de inscrições para o vestibular do curso semipresencial de Pedagogia oferecido pela Unesp na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Ao todo, são 1.350 vagas em polos localizados em 21 cidades.

As inscrições para a seleção, realizada pela Vunesp, devem ser realizadas somente pela internet. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serão contabilizadas no processo seletivo.

A taxa de R$ 70 pode ser paga em qualquer agência bancária ou pela própria internet até às 16h (horário de Brasília) do dia 6 de novembro.

Os candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição na rede de postos do programa Acessa São Paulo, do Governo do Estado, que dispõe de computadores conectados à web em cerca de quinhentos pontos na capital e no interior.

A graduação de pedagogia da Unesp/Univesp é mais uma oportunidade para os professores em exercício das redes pública e privada de todo o estado de São Paulo ingressarem na universidade. O curso é destinado à formação de professores para a educação infantil, para as séries iniciais do ensino fundamental e para a gestão de unidades escolares. "Um dos diferenciais desta graduação é a possibilidade de alcançarmos alunos de todo o Estado", afirma Carlos Vogt, Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo. "Por ser um curso semipresencial, 40% das atividades são realizadas nos polos e os demais exercícios são desenvolvidos a partir de conteúdos disponíveis na internet e TV digital".

Ministrado pela Unesp, o curso oferece 50 vagas noturnas em Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Dracena, Franca, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tupã; em São Paulo, serão 200 vagas noturnas; e em Bauru, Guaratinguetá e São Vicente, 100 vagas noturnas.

Grade

O curso semipresencial de Pedagogia tem duração de três anos com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). O curso tem 60% de suas atividades online, desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet, e 40% das atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais que acontecerão nos polos Univesp. O curso conta com um material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV, criado especialmente para o Programa Univesp.

Assim, os alunos terão uma maior flexibilização de tempo e do horário de estudos, como já acontece em importantes universidades do Brasil e de outros países, como Inglaterra, Estados Unidos, Japão, México, Portugal, Espanha e Cuba.

O edital do curso está disponível em http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/31/edital-do-curso-semipresencial-de-pedagogia-unesp-univesp .

Programa Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - Unesp, USP e Unicamp - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial.

Os cursos a serem oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. Para atuar diretamente com os novos alunos, tutores também estão sendo selecionados até o dia 9 de novembro.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 112 programas de pós-graduação. Tem 46,5 mil alunos (34,5 mil na graduação e 12 mil na pós), 3,3 mil professores e 6,9 mil servidores técnico-administrativos.

Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal. Clique aqui para conhecer outros dados sobre a instituição.

Assessoria de Comunicação e Imprensa, com informações da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo