Notícia

TV Cultura

Inscrições para FameLab Brasil estão abertas até 13 de fevereiro

Publicado em 05 fevereiro 2020

Maior competição de comunicação científica do mundo, o projeto dá oportunidades para acadêmicos de diferentes áreas de estudo

Imagine só ter a oportunidade de aprender a explicar um conceito científico para o público e ainda concorrer a uma viagem com todas as despesas pagas para a Inglaterra? O FameLab, a maior competição de comunicação científica do mundo, vai oferecer essa oportunidade para o vencedor da edição de 2020 do FameLab Brasil.

Podem se inscrever para a competição pessoas com mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre-docência, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias.

Para participar, é preciso enviar um vídeo de até 6 minutos (três minutos em português, três minutos em inglês) explicando qualquer conceito científico de forma simples, concisa e clara, até 13 de fevereiro de 2020.

Ao todo, serão selecionados 30 semifinalistas, que se reunirão em São Paulo para participar de uma série de workshops voltados à comunicação científica. Depois dos treinamentos, os participantes farão uma nova apresentação, que vai selecionar os dez finalistas.

A rodada final do FameLab acontece 8 de maio, durante um evento aberto ao público e com jurados especializados, que vão selecionar o campeão da disputa com base em três critérios: conteúdo, clareza e carisma.

O vencedor do FameLab vai viajar para a Inglaterra e representar o Brasil no FameLab Internacional, a versão que reúne os campeões dos 32 países em que o FameLab é realizado e que acontece durante o Chelthenham Science Festival, em junho de 2020.

O FameLab foi produzido e criado pelo Cheltenham Science Festival, e é co-produzido pelo British Council em mais de 30 países.

No Brasil, o FameLab é organizado pelo British Council Brasil e tem parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Para ler o edital completo e inscrever-se na competição, acesse o site do British Council: www.famelab.com.br.