Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Inscrições para cursos de pós-graduação do Inpe vão até o dia 31 de outubro

Publicado em 13 outubro 2015

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) recebe até o dia 31 de outubro inscrições para os cursos de mestrados e doutorado promovidos pela instituição. São oferecidos cursos em Astrofísica, Engenharia e Tecnologia Espaciais, Geofísica Espacial, Computação Aplicada, Meteorologia, Sensoriamento Remoto e Ciência do Sistema Terrestre.

 

Os interessados devem enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido e com foto, acompanhado de três cartas de apresentação, currículo e histórico escolar de graduação. Para se candidatar ao doutorado, também é preciso encaminhar o histórico de mestrado e cópia da dissertação desenvolvida. O formulário e informações adicionais sobre o processo de admissão estão disponíveis neste link: http://www.inpe.br/pos_graduacao/inscricoes.

 

A seleção será feita em dezembro e o início das aulas está previsto para março de 2016. Os ingressos ao mestrado acontecem apenas uma vez a cada ano. O regime de aulas dos cursos do Inpe é de três períodos letivos por ano, sendo que os alunos de doutorado podem ingressar em cada um deles.

 

A pós-graduação é gratuita e oferece bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também há a possibilidade de solicitação de bolsas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além de outros órgãos públicos e entidades privadas.

 

Para mais informações, acesse a página de pós-graduação do Inpe: http://www.inpe.br/pos_graduacao/.