Notícia

Jornal Primeira Página

Inscrições para a Escola Latino-Americana de Matemática estão abertas

Publicado em 22 junho 2018

Estão abertas as inscrições para participar da Escola Latino-americana de Matemática (ELAM). O evento será realizado de 27 de agosto a 6 de setembro na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, região metropolitana de São Paulo. A iniciativa é organizada pelo Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da UFABC e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

“O objetivo do evento é oferecer, em um curto período de tempo, cursos com conteúdos que geralmente não fazem parte da grade curricular da graduação ou da pós-graduação. Além disso, haverá palestras sobre resultados atuais de pesquisa em diferentes áreas de matemática”, diz Pablo Rodriguez, coordenador do comitê de organização local da ELAM e professor do ICMC.

O professor explica que a Escola é destinada a todos os interessados na área de exatas: “É importante a participação de alunos e pesquisadores, sejam eles da área de matemática, computação, estatística ou engenharia”. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento no site da Escola, onde estão disponíveis o valor da taxa de inscrição para graduandos, pós-graduandos e demais pesquisadores. O pagamento será recebido em dinheiro no primeiro dia de cada semana do evento.

Os participantes que desejarem um auxílio parcial para participar do evento devem fazer o pedido até dia 13 de julho. Alunos que apresentarem trabalho durante o evento terão prioridade em receber esse auxílio. Se os participantes quiserem fazer submissões de resumos para apresentação de trabalhos, podem se inscrever até 29 de julho. Ambos os pedidos podem ser realizados no site do evento, juntamente com a inscrição: http://eventos.ufabc.edu.br/elam2018.

Na Escola, haverá palestras com diversos pesquisadores nacionais e internacionais. Os cursos nas áreas de álgebra e probabilidade começam a partir de terça-feira, dia 28, e se encerram na sexta. Na segunda semana, é a vez dos cursos das área de biomatemática e teoria de grafos, que começam na segunda-feira, dia 3, e vão até quinta-feira. Confira o cronograma completo no site do evento.

Patrocinada pela Unión Matemática de América Latina y el Caribe (UMALCA), a ELAM tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

(Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP)