Notícia

Agência C&T (MCTI)

Inscrições abertas para programas de intercâmbio de pós-graduação na Alemanha

Publicado em 11 janeiro 2008

Se você estava esperando uma boa oportunidade para fazer uma pós-graduação na Alemanha, então o sonho está mais próximo. Três programas estão oferecendo bolsas de estudos naquele país. Até o dia 29 de fevereiro, estão abertas as inscrições para bolsas de doutorado pleno e doutorado-sanduíche (aquele em que uma parte da pesquisa é feita no Brasil e a outra na Alemanha). Pelo DAAD e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) serão concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento, com exceção de artes, e pelo CNPq, para doutorado integral, serão priorizadas as seguintes áreas: arqueologia, biodiversidade - aspectos ambientais, energias alternativas, inovação tecnológica e tecnologias de informação e de comunicação.

A duração das bolsas para doutorado pleno é inicialmente de um ano, podendo ser renovada até 48 meses. No caso de bolsa de doutorado-sanduíche a duração prevista é de, no máximo, um ano, improrrogável. Nesta modalidade não são oferecidos auxilio/dependentes.

A bolsa é destinada a candidatos que tenham cursado mestrado em cursos recomendados pela Capes. Poderão se candidatar cidadãos brasileiros, com diploma de nível superior, que não tenham recebido e que não recebam bolsa de estudos do governo brasileiro para a realização do doutorado, durante o processo de seleção e, se aprovados, até a implementação dos benefícios do programa.

Os interessados devem apresentar plano de estudo específico sobre o que pretendem realizar e confirmação de orientação científica na Alemanha. É desejável ter noções básicas da língua. Para candidatos da área de ciências humanas e ciências sociais, no entanto, é exigida fluência no idioma. Além da bolsa de estudos, os selecionados receberão seguro saúde e passagem aérea de ida e volta. A bolsa terá vigência a partir de abril de 2009, considerando o início do ano acadêmico nas Instituições de destino.

As inscrições devem ser feitas diretamente no DAAD, que fica na Rua Presidente Carlos de Campos 417, em Laranjeiras, no Rio. Outras informações pelo telefone (21) 2553 3296, no site da instituição e no site da Capes.


Bolsas Thyssen-Humboldt 2009/2010

Já a Fundação Humboldt recebe inscrições para o programa de bolsas Thyssen-Humboldt 2009/2010, que beneficia pesquisadores latino-americanos das áreas de ciências jurídicas, econômicas e sociais, até o dia 30 de abril. Os candidatos devem ter doutorado ou grau acadêmico equivalente, a confirmação do local onde será feita a pesquisa assim como um parecer detalhado de um anfritrião científico numa instituição de pesquisa na Alemanha, e carta de recomendação. É preciso ter bons conhecimentos do idioma alemão, caso seja necessário para a execução do projeto. Do contrário, o bom domínio da lingua inglesa é suficiente, mas, nesse caso, um certificado de conhecimentos de inglês será exigido.

O trabalho científico no país europeu deve ter a duração total de seis meses, dividida em duas estadas dentro dos períodos de férias letivas na América Latina, ou seja, entre dezembro e março. Os resultados das pesquisas serão publicados numa coletânea em vários idiomas. As inscrições podem ser feitas no site da fundação .


Estadias de Pesquisa na Alemanha para doutorandos

Durante todo o ano, os estudantes interessados em passar de dois a seis meses na Alemanha para fazer pesquisas relevantes ao desenvolvimento de sua tese de doutorado podem solicitar auxílio complementar à bolsa. A Capes, o CNPq e a Fapesp viabilizam a permanência de doutorandos brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, sem a interrupção da bolsa no país da agência brasileira e sem alteração do prazo máximo da bolsa. A Daad garante uma ajuda de custo para passagem aérea e estadia, seguro social, e auxílio mensal de EUR 350.