Notícia

Universia Brasil

Inscrições abertas para programa Dra. Ruth Cardoso

Publicado em 03 novembro 2009

O Programa Dra. Ruth Cardoso, que oferece apoio à participação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais nas atividades da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, estão com inscrições abertas até o próximo dia 15 de janeiro de 2010.

Dentre os objetivos do programa está o de destacar, no meio universitário, e de pesquisa dos EUA, o desempenho de cientistas brasileiros que atuam em instituições americanas. Dessa forma, espera-se promover a aproximação, o diálogo e o aprofundamento no conhecimento mútuo das culturas e sociedades americana e brasileira.

O programa é fruto de parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a UC (Universidade de Columbia) e a Fulbright (Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil).

Será concedida uma bolsa no valor de US$ 5 mil mensais por até nove meses, além de auxílio-instalação de US$ 2 mil. Está incluso no edital o seguro-saúde, a passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional e a moradia no campus da UC em apartamento de um dormitório.

Podem concorrer pesquisadores que tenham concluído doutorado antes de 2006 e que seja credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. O edital exige que o candidato se dedique em regime integral de tempo às atividades acadêmicas nas áreas de ciências humanas e sociais. Será dada preferência a candidatos que atuem nas áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.

A submissão das inscrições deve ser feita pela Internet a partir do preenchimento, em inglês, do formulário de inscrição online, um syllabus do curso proposto com no máximo dez páginas e três cartas de recomendação em inglês. Além de um currículo atualizado em português, disponível na Plataforma Lattes, um currículo resumido em inglês e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Universidade de Columbia.

Informações adicionais sobre a bolsa, que tem previsão de implementação para agosto e setembro de 2010, podem ser obtidas por meio do e-mail rcaward@fulbright.org.br.

O edital está disponível no site da Capes.