Notícia

Cultivar

Inscrições abertas para pós-graduação do IAC

Publicado em 01 outubro 2009

Teve início nesta quinta-feira (01/10) o período de inscrições para o processo seletivo do curso de Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (IAC). O prazo segue até 30 de outubro.

A inscrição é feita no site www.iac.sp.gov.br, onde é possível acessar todas as informações sobre a seleção, a prova e o curso de mestrado. Quem preferir pode fazer a inscrição pessoalmente, na secretaria de Pós-Graduação do Instituto Agronômico, que fica no 1º andar do prédio da Pós-Graduação IAC, em Campinas. O exame será nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2009, às 9h, no IAC. O processo envolve análise do currículo, prova escrita e entrevista. A divulgação dos resultados será feita no dia 11 de dezembro. O início do curso será em março de 2010.

Podem ser candidatos ao curso engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, biólogos e outros profissionais graduados que desenvolvam atividades relacionadas com as ciências agronômica e ambiental. O curso reúne três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola. O objetivo da Pós-Graduação do IAC é formar pesquisadores, docentes e profissionais especializados, ao nível de mestrado. Em dez anos de existência já foram concluídas 230 pesquisas, sendo 84 na área de Gestão de Recursos Agroambientais, 85 na de Tecnologia da Produção Agrícola e 61 na área de Melhoramento Genético Vegetal. Atualmente a Pós-Graduação do IAC tem 75 alunos, sendo 65 no mestrado e 10 no curso de doutorado, iniciado este ano.

O programa de Pós-graduação do IAC destaca-se por desenvolver estudos ligados a problemas práticos da agricultura. As pesquisas envolvem as mais diversas culturas e diferentes sistemas de cultivo, com foco em redução de uso de água, conservação do solo, controle de pragas e doenças e outros.

A PG-IAC tem gerado tecnologias almejadas pelo setor produtivo e por isso passam a ser adotadas pelos produtores. Exemplo recente está no estudo com sistema de sangria de seringueiras que confere maior produtividade aos seringais. A tecnologia é importante porque a forma de retirada do látex da seringueira é uma das práticas mais importantes da cultura, já que esse procedimento determina a vida útil do seringal e sua produtividade. Além disso, a extração responde por aproximadamente 60% dos custos totais de borracha produzida.

Uma década formando recursos humanos

Com dez anos de existência, o mestrado contribuiu para a criação, este ano, do curso de doutorado. Ao criar a pós-graduação em 1999, o IAC inovou e inspirou outros institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento a transferir seus conhecimentos a profissionais. Em 2004, o Instituto de Pesca passou a oferecer o curso de mestrado. Três anos depois o Instituto Biológico criou o curso em São Paulo e no ano passado foi a vez do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, implantar o curso. A credibilidade do Instituto Agronômico atrai não só os alunos, mas também contribui para conquistar a confiança do meio científico. Com isso, o curso recebe investimentos de agências de fomento à pesquisa - como Fapesp, CNPq e Capes - viabilizando bolsas de estudo aos pós-graduandos e financiamentos dos projetos de pesquisa.

SERVIÇO

Inscrições para a Pós-Graduação do Instituto Agronômico (IAC) - Mestrado 2010-2012

Data: de 1 a 30 de outubro de 2009.

Como fazer: no site www.iac.sp.gov.br ou pessoalmente na Av. Barão de Itapura, 1481, Campinas, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas.

Local de prova: Sede do IAC, avenida Barão de Itapura, 1481, Campinas, SP.

Todas as informações no site www.iac.sp.gov.br

Carla Gomes

Assessora de Imprensa - IAC