Notícia

RedeNotícia

Inscrições abertas para pós em Física e em Bioquímica na USP

Publicado em 12 novembro 2014

Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para programas de pós-graduação no Instituto de Física (IF) e no Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado no primeiro semestre de 2015.

O Programa de Pós-Graduação do IF recebe inscrições até 14 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF), que ocorre uma vez por semestre, em geral em abril e outubro.

Além da aprovação no EUF, há análise de currículo e entrevista com o candidato. Não há divisão de áreas temáticas de pesquisa no programa. “O aluno pode se aprofundar em qualquer uma das especialidades de nossos professores cadastrados, como a Física Nuclear e a Mecânica Quântica”, afirma Lucy Vitória Credidio Assali, responsável pela Pós-Graduação do IF/USP. Mais informações podem ser obtidas em http://portal.if.usp.br/pg/.

Já o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do IQ permanece com as inscrições abertas até 9 de janeiro de 2015. O programa tem cerca de 40 orientadores que desenvolvem pesquisa em diversas áreas da Bioquímica, Biologia Molecular e Celular, Genômica e Bioinformática.

O exame de seleção consiste em uma prova de conhecimentos gerais em Bioquímica e Biologia Molecular. Os candidatos podem se inscrever sem ter escolhido um orientador ou concluído a graduação. No entanto, o certificado de conclusão de curso e o aceite do orientador são necessários no ato da matrícula.

Nesse programa também não é exigida a proficiência em língua estrangeira. As inscrições podem ser feitas pela internet ou pessoalmente, na secretaria de pós-graduação do IQ, que fica na Avenida Professor Lineu Prestes, 748, bloco 6 superior, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações em www2.iq.usp.br/bioquimica/pos/selecao_exame.html.