Notícia

IME USP - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo

Inscrições abertas para o Programa de Pós-graduação em Probabilidade e Estatística no IME- USP (1 notícias)

Publicado em 09 de outubro de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, para ingresso no primeiro ou segundo semestre de 2025.

As inscrições podem ser feitas do dia 7 de outubro ao dia 10 de novembro, e mais detalhes sobre o processo seletivo, como o link do formulário para as inscrições e os documentos necessários para envio, podem ser encontrados na página oficial do programa de pós-graduação.

O programa oferece 25 vagas para o nível de mestrado e 20 para o nível de doutorado, sendo quatro vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) ou com deficiência física grave (PCD). No ato da inscrição, os candidatos têm a oportunidade de manifestar interesse em concorrer a bolsas da CAPES e do CNPq.

Para os interessados, no dia 30 de outubro, às 10 horas da manhã, um encontro será realizado para esclarecer dúvidas sobre o programa. O encontro será realizado de forma online, e para obter o link de acesso, entre em contato através do e-mail posmae@ime.usp.br.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística no IME-USP

Os programas de Mestrado e Doutorado possuem uma estrutura curricular abrangente, com disciplinas em teoria de probabilidade e estatística, além de um conjunto de disciplinas específicas que refletem as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente. Em média, são oferecidas cerca de 12 disciplinas por semestre, incluindo algumas no Programa de Verão do IME-USP. Os alunos também têm acesso a uma programação intensa de conferências e seminários organizados pelos grupos de pesquisa do Departamento de Estatística.

Atualmente, o Programa abrange três áreas de pesquisa: Probabilidade, Estatística e Ciência de Dados, que se subdividem em várias linhas, disponíveis na página do programa.

O corpo docente é formado por especialistas em diversas áreas de Probabilidade e Estatística, incluindo modelagem de sistemas complexos e multidimensionais, bioestatística, aprendizagem estatística (machine and statistical learning), análise de risco, análise de sobrevivência, séries temporais, complexidade e fenômenos críticos em neurobiologia, sistemas de partículas, fundamentos de probabilidade e estatística, métodos assintóticos e modelos de regressão.

O Programa conta com o apoio da CAPES e do CNPq, oferecendo regularmente bolsas de estudos para alunos com dedicação exclusiva e desempenho excepcional. Além disso, os futuros candidatos podem, em colaboração com os orientadores, submeter projetos para bolsas de mestrado e doutorado à FAPESP, ampliando as oportunidades de financiamento. O programa também incentiva e apoia financeiramente a participação de alunos em eventos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior.