Notícia

Quimiweb

Inscrições abertas para mestrado e doutorado em física na Unicamp

Publicado em 02 junho 2021

Agência FAPESP – Estão abertas, até 7 de junho de 2021, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp), para ingresso no segundo semestre de 2021.

Os cursos de mestrado e doutorado têm como objetivo a formação de pesquisadores e docentes para atuação em várias áreas da física.

As linhas de pesquisa disponíveis para desenvolvimento de teses e dissertações no programa são: “Cronologia”; “Física atômica e molecular”; “Física da matéria condensada”; “Física de partículas e campos”; “Física em medicina e biologia”; “Física estatística”; “Fotônica”; “Informação quântica”; “Materiais avançados”; “Nanociência”; “Óptica”; e “Sistemas dinâmicos”.

Espera-se que o candidato tenha realizado o Exame Unificado em Física (EUF) ao menos uma vez nas últimas seis edições. Entretanto, serão considerados casos excepcionais de candidatos que não tenham realizado o exame por meio de justificativa detalhada apresentada pelo candidato e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes do IFGW-Unicamp. Hoje (02/06) termina o prazo para divulgação dos resultados do EUF.

Para se inscrever, os candidatos deverão preencher todas as informações solicitadas e inserir documentos por formulário disponível no site do IFGW-Unicamp.

Além das informações pessoais, o candidato deverá indicar o contato de até três docentes para envio de cartas de recomendação, por meio do formulário de inscrições. Das três cartas de recomendação, duas serão obrigatórias, sendo que uma delas deverá ser enviada por um docente que não seja o orientador do aluno. As cartas de recomendação poderão ser enviadas pelos docentes até 10 de junho.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. Na primeira, será feita uma análise preliminar da documentação das inscrições. Na segunda etapa do processo, uma classificação interna das inscrições aptas será feita baseada na separação das mesmas em dois grupos: o primeiro considerará os candidatos com nota do EUF, enquanto o segundo será para os demais inscritos.

O resultado do processo seletivo será divulgado até 23 de junho, pelo site do IFGW-Unicamp.

Mais informações: https://portal.ifi.unicamp.br/pos-graduacao/admissao-e-matriculas/.

Fonte: Agência FAPESP