Notícia

Unesp

Inscrições abertas para encontro internacional sobre Oncologia

Publicado em 28 junho 2012

A Faculdade de Medicina (FM) da Unesp, Câmpus de Botucatu, com apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa, e também da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) promoverá um encontro internacional sobre Oncologia Comparada. O evento, denominado São Paulo Advanced School of Comparative Oncology (Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada), será realizado no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro, entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro deste ano.

Os participantes do evento, que reunirá cientistas do mundo todo das áreas de saúde e ciências médicas, biológicas e veterinária, poderão concorrer a 100 vagas com todas as despesas cobertas pela Fapesp (passagem aérea, hospedagem e alimentação), inscrevendo-se até 22 de julho de 2012.

As vagas serão distribuídas entre doutorandos (50%), mestrandos (20%), jovens pesquisadores (5%) e pós-doutorandos (25%), sendo que metade serão brasileiros e metade estrangeiros. Os palestrantes serão 13 pesquisadores nacionais e 16 internacionais.

Mais informações sobre a programação do evento e os documentos necessários para a inscrição podem ser obtidas em: http://comparativeoncologyespca.org/ ou pelo e-mail comparativeoncology@fmb.unesp.br

O projeto tem como objetivo principal reunir especialistas líderes de grupo de diferentes países, assim como estudantes, para discutir a medicina molecular e aplicada em nível animal, humano e comparado sob o aspecto básico e aplicado.

“O ambiente estabelecido na Escola será de extrema aprendizagem, interação e informação contando com cientistas e jovens pesquisadores, abrindo oportunidades de avanço no conhecimento e efetivas colaborações. A Oncologia Comparada é pouco difundida no país e no mundo e este evento poderá trazer grandes benefícios para a comunidade brasileira e internacional”, avalia a bióloga e professora titular da FM, Silvia Rogatto, coordenadora do evento.

Haverá apresentação de trabalhos - os melhores serão selecionados para exposição oral - além de palestras em forma de aulas. A língua oficial do evento será o inglês. Participarão representantes, além da FM, do Instituto de Biociências e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – ambas do câmpus da Unesp em Botucatu -, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Hospital A.C Camargo.

O câncer – A professora Silvia Rogatto lembra que a morbidade e mortalidade associadas ao câncer são os aspectos mais importantes no que se refere ao impacto da doença na saúde pública mundial.

Nos últimos anos, a incidência de vários tipos de câncer tem aumentado significativamente, em animais e humanos. “Vários esforços têm sido realizados na tentativa de identificar marcadores diagnósticos, prognósticos e preditivos que possam auxiliar numa melhor conduta clínica e consequente melhora na qualidade de vida dos afetados”, destaca.

Leandro Rocha, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da FM