Notícia

Blog Nei

Inscrições abertas para curso de eletroquímica na USP

Publicado em 03 julho 2013

Por Mariana Moreira

Até 28 de julho estudantes de pós-graduação podem se inscrever para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Eletroquímica, Conversão e Armazenamento de Energia, um curso que será realizado entre 7 e 14 de dezembro no Instituto de Química da Universidade de São Paulo – USP, na capital paulista.

O objetivo é disseminar e aprofundar o conhecimento dos participantes sobre técnicas e aspectos teóricos e experimentais de eletroquímica de modo a maximizar o uso de programas de computador que acompanham os equipamentos.

Serão selecionados 40 brasileiros e 40 estrangeiros. Eles terão aulas teóricas e participarão de atividades práticas em laboratório, envolvendo as principais técnicas utilizadas no estudo das reações eletroquímicas. Além disso, farão experimentos relacionados a temas importantes, como baterias recarregáveis, células a combustível e capacitores eletroquímicos.

As aulas teóricas e as atividades práticas serão ministradas por professores e monitores da USP e da Universidade de Southampton, do Reino Unido. “A Escola de Química da Universidade de Southampton promove há quase 35 anos uma das mais famosas escolas de eletroquímica do mundo”, contou o coordenador do programa na USP Roberto Manuel Torresi.

Além de docentes da Universidade de Southampton e de outras universidades do Reino Unido, pesquisadores dos Estados Unidos, Espanha, Brasil e França também proferirão conferências durante o evento, nas quais serão abordadas especificamente conversão e armazenamento de energia.

As despesas de transporte, acomodação e alimentação dos participantes serão custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, porém os estudantes com bolsa da Fapesp não receberão suporte financeiro.

O evento será realizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada, modalidade de apoio da Fapesp, que financia cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento. Mais informações e inscrições: www.usp.br/escoladeeletroquimica.

Fonte: com informações da Agência Fapesp.