Notícia

Tribuna Digital

Inscrições abertas para bolsas de estudo no exterior

Publicado em 29 março 2005

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está com inscrições abertas para bolsas de estudo no exterior, por meio do programa Novas Fronteiras. O objetivo é apoiar a realização de estágios de longa duração em centros de excelência no exterior, em áreas de pesquisa ainda não bem implantadas no Estado de São Paulo.
Podem participar pesquisadores que tenham obtido seu doutorado há não mais de 10 anos e tenham firme vínculo empregatício com instituição de pesquisa do Estado. As inscrições vão de 10 de março a 30 de abril.
O apoio se dará na forma da concessão de até 20 bolsas de pesquisa no exterior por ano, com duração improrrogável de 12 meses. Essas bolsas, que não contarão com benefícios complementares para cônjuge e filhos, poderão ser complementadas por outras modalidades de apoio eventualmente obtidas pelo bolsista junto a agências e instituições estrangeiras.
As solicitações serão recebidas e submetidas à análise comparativa uma vez por ano. Nessa análise, serão critérios decisivos o grau de excelência do projeto de pesquisa do candidato, a relevância da implantação da área de pesquisa no Estado, o grau de excelência do centro em que se realizará o estágio na área em questão e o histórico científico e acadêmico do candidato.
A Fapesp utilizará, como critério importante para a avaliação do sucesso do apoio a um pesquisador nesse novo programa, o fato de, após a realização do estágio, ser aprovado por alguma agência de fomento projeto de pesquisa diretamente resultante do estágio realizado. As informações são da Globo Online.