Notícia

Portal Neo Mondo

Inscrições abertas para a etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Publicado em 21 fevereiro 2020

Por Agência FAPESP

Interessados em participar da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2020 têm até o dia 22 de março de 2020 para fazer a inscrição

A competição é promovida pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997 e é voltada a estudantes de ensino médio interessados em apresentar projetos relacionados à água, com significância ambiental, científica, social ou tecnológica. O objetivo é congregar jovens inovadores, incentivar o interesse continuado em água e sustentabilidade e reconhecer o mérito de iniciativas de destaque.

A competição é desenvolvida em duas etapas. A primeira, nacional, é realizada simultaneamente em cada país credenciado como organizador; a segunda é internacional e reúne os vencedores das etapas nacionais em Estocolmo, na Suécia.

A autoria do projeto pode ser assumida individualmente ou por duplas. Os autores devem ter entre 15 e 20 anos e estar matriculados no ensino médio (ou ter concluído o ensino básico após 31 de outubro de 2019).

Serão estabelecidas três comissões para a coordenação da competição: Comissão Organizadora, Comissão de Pré-Seleção e Comissão Julgadora. Será apontado como vencedor o projeto finalista que obtiver o maior número de votos segundo a avaliação da Comissão Julgadora.

O vencedor da etapa nacional representará o Brasil na final. Serão concedidos troféu e certificado para cada membro da equipe, além de uma viagem para a Suécia para o autor principal e para o segundo autor, se houver.

As inscrições de projetos são gratuitas e podem ser feitas por meio do site da competição e do e-mail premiojovemdaagua@abes-dn.org.br. A apresentação final e avaliação pela Comissão Julgadora serão feitas no dia 5 de junho de 2020.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal da Ciência online Revista TAE - Tratamento de água e efluentes