Notícia

Vale Paraibano online

Inscrição ao cargo de diretor do Inpe tem prazo prorrogado

Publicado em 29 julho 2005

Por Iara Gomes, de São José dos Campos
O comitê de busca que irá indicar o novo diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, prorrogou o prazo para o recebimento de candidaturas.

Os candidatos ao cargo poderão se inscrever até o próximo dia 19. Inicialmente, o prazo terminaria hoje. O número reduzido de candidatos teria levado o comitê a optar pelo adiamento do prazo final.

Um dos critérios para a escolha será a visibilidade do candidato junto à comunidade científica. Também pesarão na escolha, a experiência administrativa e em programas de cooperação nacional e internacional. Além de visão estratégica nas áreas científica, administrativa e política.

Durante o período de inscrições, o comitê também indica candidatos que são convidados a participar da seleção.

Dois pesquisadores do Inpe já assumiram publicamente as suas candidaturas, o coordenador de Observação da Terra, Gilberto Câmara, e o coordenador de Planejamento Estratégico e Avaliação, Décio Ceballos.

Parte dos servidores do instituto apóia uma possível candidatura do diretor-interino, Leonel Perondi, que está substituindo Luiz Carlos Miranda, que deixou o cargo em maio alegando motivos pessoais.

As duas candidaturas oficiais e os possíveis candidatos dividem o apoio dos servidores do Inpe. "Não há consenso, cada área do Inpe apóia um candidato", disse uma fonte.

Câmara é filiado ao PT, mas não tem uma atuação partidária que o coloque em vantagem sobre os demais candidatos, segundo a fonte.

A partir das candidaturas apresentadas e de nomes sugeridos pelo próprio comitê é feita uma lista tríplice. A avaliação dos candidatos para compor a lista deve demorar de um a dois meses e inclui entrevistas com os candidatos pelos membros do comitê de busca.

O candidato selecionado entre os três indicados será submetido à aprovação do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que na semana passada assumiu a pasta no lugar de Eduardo Campos. Ambos são filiados ao PSB.

O COMITÊ - O comitê de busca é presidido pelo pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, Celso Pinto de Melo.

O reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Michal Gartenkraut, é um dos membros do comitê, que reúne ainda o diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique Brito Cruz, o diretor do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) e ex-diretor do Inpe, Marco Antonio Raupp, e o ministro Everton Vieira de Castro, do Itamaraty.