Notícia

Vale Paraibano online

Inscrição ao cargo de diretor do Inpe tem prazo prorrogado (1 notícias)

Publicado em 29 de julho de 2005

Por Iara Gomes, de São José dos Campos
O comitê de busca que irá indicar o novo diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, prorrogou o prazo para o recebimento de candidaturas.

Os candidatos ao cargo poderão se inscrever até o próximo dia 19. Inicialmente, o prazo terminaria hoje. O número reduzido de candidatos teria levado o comitê a optar pelo adiamento do prazo final.

Um dos critérios para a escolha será a visibilidade do candidato junto à comunidade científica. Também pesarão na escolha, a experiência administrativa e em programas de cooperação nacional e internacional. Além de visão estratégica nas áreas científica, administrativa e política.

Durante o período de inscrições, o comitê também indica candidatos que são convidados a participar da seleção.

Dois pesquisadores do Inpe já assumiram publicamente as suas candidaturas, o coordenador de Observação da Terra, Gilberto Câmara, e o coordenador de Planejamento Estratégico e Avaliação, Décio Ceballos.

Parte dos servidores do instituto apóia uma possível candidatura do diretor-interino, Leonel Perondi, que está substituindo Luiz Carlos Miranda, que deixou o cargo em maio alegando motivos pessoais.

As duas candidaturas oficiais e os possíveis candidatos dividem o apoio dos servidores do Inpe. "Não há consenso, cada área do Inpe apóia um candidato", disse uma fonte.

Câmara é filiado ao PT, mas não tem uma atuação partidária que o coloque em vantagem sobre os demais candidatos, segundo a fonte.

A partir das candidaturas apresentadas e de nomes sugeridos pelo próprio comitê é feita uma lista tríplice. A avaliação dos candidatos para compor a lista deve demorar de um a dois meses e inclui entrevistas com os candidatos pelos membros do comitê de busca.

O candidato selecionado entre os três indicados será submetido à aprovação do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que na semana passada assumiu a pasta no lugar de Eduardo Campos. Ambos são filiados ao PSB.

O COMITÊ - O comitê de busca é presidido pelo pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, Celso Pinto de Melo.

O reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Michal Gartenkraut, é um dos membros do comitê, que reúne ainda o diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique Brito Cruz, o diretor do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) e ex-diretor do Inpe, Marco Antonio Raupp, e o ministro Everton Vieira de Castro, do Itamaraty.