Notícia

INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial

INPI participa de imersão em inovação na Alemanhã

Publicado em 11 outubro 2016

O diretor de Patentes do INPI, Júlio César Moreira, participa de 10 a 14 de outubro, na Alemanha, da 3ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, com o tema Inovação e Manufatura Avançada.  O programa é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), nesta edição em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK).

Os principais resultados esperados são: projetos de inovação entre empresas e/ou com centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) firmados; lideranças empresariais atualizadas em relação a temas de maior relevância para a competitividade de seus negócios; lideranças empresariais cientes de instrumentos de incentivo à cooperação academia-indústria em PD&I.

A primeira parte da imersão visa ao alinhamento conceitual sobre o tema e conta com palestras, debates e estudos de caso. Os palestrantes para essa primeira etapa são lideranças de grandes universidades, empresas de consultoria de atuação global, centros de PD&I de referência e oficiais de governo.

Na segunda parte serão realizadas visitas técnicas a centros de PD&I de classe mundial, sempre iniciadas com reuniões com os escritórios de cooperação com a indústria. As empresas serão informadas sobre como colaborar com as instituições visitadas, bem como conhecerão infraestruturas e equipes disponíveis para cooperação.

Também participam do programa executivos do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Suframa, BNDES, Embrapii, Fapesp, Sebrae, Unicamp, Embraer, General Electric, Microsoft Brasil, entre outros.