Notícia

Alô Tatuapé

INPE/CPTEC lança novo modelo de previsão do tempo e qualidade do ar

Publicado em 08 abril 2016

A FAPESP divulgou nesta sexta-feira (8), o lançamento do novo modelo que será utilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Conhecido como BRAMS 5.2, o software meteorológico brasileiro, será capaz de fazer simulações em tempo real unificando os modelos para previsão do tempo e da qualidade do ar.

O software utiliza 9,6 mil processadores do supercomputador Tupã, instalado no CPTEC, adquirido com apoio da FAPESP e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “O Brasil precisa desenvolver softwares e seus modelos para que possa alcançar autonomia científica e tecnológica, também porque esses softwares envolvem o uso de tecnologias de ponta. Eles utilizam supercomputadores com arquiteturas extremamente complexas e requerem desenvolvimento de softwares a nível de computação científica mesmo”, expôs o pesquisador do INPE, Saulo Ribeiro de Freitas, aos repórteres Elton Alisson e Phelipe Janning.

A nova versão permite a visualização da poluição atmosférica em megacidades da América do Sul como São Paulo e Rio de Janeiro, e de plumas de monóxido de carbono de queimadas. Assista o vídeo e entenda melhor como vai funcionar. A previsão do tempo vista neste site é fornecida pelo INPE/CPTEC.

https://youtu.be/5GJzy6WTWvw

Agência FAPESP