Notícia

O Dia (RJ) online

Inpe vai avaliar qualidade do ar em quatro metrópoles da América do Sul

Publicado em 19 julho 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai participar de projeto internacional para avaliar a qualidade do ar nas quatro maiores cidades da América do Sul, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (19) pela Agência Fapesp.

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são as metrópoles escolhidos para a medição. Santiago, capital do Chile, e Buenos Aires, da Argentina, completam a lista.

Nomeado "Emissões, Megacidades e Clima na América do Sul" (SAEMC), o trabalho contará com a participação de 13 instituições de pesquisa do continente, entre elas a Universidade de São Paulo (USP).

Outros parceiros são o Instituto Interamericano para Pesquisas de Mudanças Climáticas (IAI) e da agência federal norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), voltada para a condição dos oceanos e da atmosfera terrestre.

De acordo com o Inpe, projetos como o SAEMC, repletos de modelos numéricos processados em supercomputadores, utilizam a tecnologia grid computing. Desde 2006, as instituições que integram o projeto SAEMC já mandam dados sobre o cenário da qualidade do ar nas quatro metrópoles.

O projejo já conta com um portal (em inglês ou espanhol) para centralizar as informações e facilitar a geração de gráficos e elementos visuais.