Notícia

Universia Brasil

INPE seleciona bolsista de pós-doutorado para pesquisa em Sistema Climático Global

Publicado em 05 outubro 2011

O Centro de Ciências do Sistema Terrestre do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos/SP, está com inscrições abertas para seleção de bolsista em pós-doutorado com a finalidade de realizar pesquisa do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global - que consiste na criação de um modelo acoplado para estudo e simulações do sistema climático global em escalas de tempo de dias a séculos.

Os interessados devem se inscrever até 30 de novembro. A bolsa de estudo tem duração máxima de dois anos e a remuneração é de acordo com a tabela PD-BR (pós-doutorado) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O bolsista atuará na modelagem das interações oceano-atmosfera globais, com ênfase na bacia do oceano Atlântico Tropical, além de estudar as variações de frequências intrasazonal e interdecadal do sistema acoplado oceano-atmosfera. Ele também trabalhará no desenvolvimento da representação de processos de escala sub-grade no Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global.

Para tanto, a vaga requer profissional com cursos de pós-graduação, ao nível de doutorado, em áreas afins à modelagem do sistema terrestre com ênfase em processos turbulentos da camada limite planetária ou modelagem de sistemas caóticos. Poderão participar do processo seletivo unicamente os candidatos que enviarem plano de trabalhos para o e-mail: paulo.nobre@cptec.inpe.br com o currículo anexado, contendo uma breve apresentação do projeto.

Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas em contato com a unidade do INPE em São José dos Campos, São Paulo, pelos telefones: (012) 3208-6000/Fax: (012) 3922-9285.

Fonte: Universia Brasil