Notícia

Portal Brasil

Inpe sedia 1ª Conferência das Ciências Computacionais Interdisciplinares

Publicado em 23 agosto 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realiza, em São José dos Campos (SP), entre os dias 23 e 27 de agosto, a 1ª Conferência de Ciências Computacionais Interdisciplinares (CCIS-2010). O evento é patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Inpe e Associação Panamericana de Ciências Computacionais.

Cerca de 200 participantes, entre cientistas e estudantes, vão discutir o papel da Computação na Sociedade Moderna. O encontro terá presença de 15 conferencistas estrangeiros que discutirão temas de ponta sobre novas aplicações da computação em problemas que vão desde como melhorar a previsão do clima até a cura de doenças.

Com caráter inter e multidisciplinar, o evento terá exposição de mais de 100 trabalhos em áreas como Matemática Computacional, Física e Biologia Computacionais, entre outras. Também serão oferecidos cursos sobre Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho. A conferência tem ainda sessões dedicadas ao uso da computação em Ciências Espaciais e do Meio Ambiente.

Durante o evento será entregue o Prêmio Panamericano de Computação Científica ao professor Nelson Mascarenhas, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), pelas suas contribuições na Área de processamento de Imagens Digitais.