Notícia

Info Exame online

INPE recebe novo supercomputador

Publicado em 05 outubro 2010

SÃO PAULO - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recebeu ontem o novo supercomputador que será usado para previsão meteorológica e ambiental.

O equipamento foi comprado por 23 milhões de dólares (cerca de 39 milhões de reais) da empresa Cray Inc., nos Estados Unidos.

A velocidade efetiva estipulada no edital para a aquisição do sistema era de aproximadamente 15 TFlops, ou seja, 15 trilhões de operações aritméticas por segundo. Durante o teste para o aceite do sistema, realizados em junho, a máquina atingiu velocidade efetiva de 16,6 TFlops, o que o coloca entre os Top500 do planeta.

O supercomputador desembarcou no aeroporto de São José dos Campos vindo de Chipewa Falls, Wisconsin, Estados Unidos, onde está localizada a fábrica da Cray Inc. No total, foram necessários 84 volumes e sete caminhões para transportar o conjunto.

Adquirido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o equipamento irá ampliar em mais de 50 vezes a capacidade de processamento no INPE.

Entre outros, o supercomputador vai permitir gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo.

Será possível ainda prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros.

A nova máquina também será fundamental para o desenvolvimento e implementação do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, que incorporará todos os elementos do sistema terrestre (atmosfera, oceanos, criosfera, vegetação, ciclos biogeoquímicos etc.).

Com montagem prevista para duas semanas, o computador será instalado no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE, em Cachoeira Paulista. As operações devem começar em 2011.